Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o teste de hemoglobina glicosilada

O teste de hemoglobina glicosilada, também conhecido como hemoglobina glicada, é um exame de sangue que ajuda a identificar e acompanhar o desenvolvimento da diabetes.

Este teste funciona porque o açúcar presente no sangue se liga a um componente das hemácias, a hemoglobina, mantendo-se ligados até que o ciclo da hemácia, que dura em média 120 dias, termine. Dessa forma, o valor da hemoglobina glicosilada permite saber a média de quantidade de açúcar dos últimos 3 meses.

Dessa forma, este exame é mais preciso que o simples teste da picada no dedo, que pode ser alterado devido à alimentação e, por isso, é muitas vezes usado para fazer o diagnóstico da diabetes. Conheça quais os outros exames usados para diagnosticar a diabetes.

Para que serve o teste de hemoglobina glicosilada

Valores de referência

Os valores de hemoglobina glicosilada são para um adulto :

  • Normal: inferior a 5,7%;
  • Diabetes: igual ou superior a 6,5%.

Estes valores podem variar de laboratório para laboratório e por isso é importante que a interpretação do exame seja feita pelo médico que pediu o exame.

A hemoglobina glicada baixa indica hipoglicemia e suas causas devem ser estudadas pelo médico.

Como se preparar para o exame

Uma vez que este exame avalia a quantidade de açúcar ligada à hemoglobina nos últimos 3 meses, não é necessário qualquer tipo de preparação. Por isso, também não é preciso estar em jejum, visto que o que se come antes do exame não altera os resultados, mas sim o que se comeu durante os últimos 3 meses. No entanto, se além da hemoglobina glicada for solicitada glicose de 24h ou colesterol, é necessário ficar em jejum de pelo menos 8h.

Quando se deve repetir o exame

No caso de ser diagnosticado com diabetes, o exame deve ser repetido a casa 3 ou 6 meses para verificar se o tratamento está tendo o resultado esperado ou se é preciso iniciar outra opção de tratamento.

Já se os valores estiverem normais, o exame só deve ser repetido quando existir suspeita de estar com diabetes, o que acontece quando surgem sintomas como vontade frequente para urinar, sede excessiva ou dificuldade para cicatrizar, por exemplo.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...