Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Hebiatra

O hebiatra é um médico pediatra especializado em medicina da adolescência que acompanha jovens entre os 10 e os 20 anos de idade. Este médico é responsável por acompanhar o desenvolvimento físico e psicossocial do adolescente, verificando o seu crescimento, comportamento e vida sexual. 

Áreas de atuação do hebiatra

​O hebiatra é responsável:

  • Acompanhamento do crescimento do adolescente, 
  • Prevenção e tratamento das doenças dos jovens.
  • Sexualidade e uso de drogas, 
  • Alimentação, exercícios físicos e preocupações relacionadas com o corpo.

O hebiatra tem ainda como função prescrever as vacinas que devem ser ministradas na adolescência. Outra das áreas em que o hebiatra atua é no desenvolvimento psicológico do adolescente, devendo estar atento e discutir questões relacionadas com a esfera social e psicológica do jovem, procurando esclarecer medos, dúvidas ou possíveis casos de pressão psicológica. 

A primeira consulta com o hebiatra deve ser realizada no início da puberdade, geralmente por volta dos 9 ou 10 anos, e deve ser repetida após 6 meses. A primeira consulta é dividida em 3 partes:

  1. Conversa com os pais e com o adolescente;
  2. Conversa a sós com os pais;
  3. Conversa a sós com o adolescente.

Após este primeiro contato, o adolescente deve ir pelo menos 1 vez por ano ao médico hebiatra para consulta de rotina.

Onde encontrar um hebiatra

O médico hebiatra, especializado em medicina do adolescente, pode ser facilmente consultado tanto em hospitais públicos como em clínicas particulares em todo o Brasil. O hebiatra em São Paulo pode ser encontrado no Hospital das Clínicas ou no Hospital de Santa Catarina, por exemplo. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...