Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ginástica Artística

Ginástica Artística, conhecida também como ginástica olímpica, é um esporte olímpico que envolve coordenação motora, força muscular, flexibilidade, musicalidade e controle corporal. Esse esporte pode ser praticado por crianças a partir dos 5 anos de idade. Quanto mais cedo começarem na carreira de atleta, maiores serão as chances de obter sucesso.

Aparelhos da Ginástica Artística

A ginástica artística é dividida em feminina e masculina e são utilizados alguns aparelhos diferentes. Os aparelhos utilizados nas provas masculinas são as barras paralelas, barra fixa, argolas, cavalo com alças, solo e salto sobre a mesa. Nas provas femininas são utilizadas a trave, o solo, o salto sobre a mesa e as barras assimétricas.

Treinamento físico na Ginástica Artística

Os treinamentos realizados na ginástica artística são diários e variam de 4 a 8 horas. O treinador tenta explorar o máximo do corpo do atleta, visando melhorar sua técnica, flexibilidade, força e consciência corporal.

O treinamento pode ser direcionado apenas para a recreação do indivíduo ou para uma competição, exigindo mais motivação e determinação do atleta e de seu treinador. Durante o treinamento, algumas precauções são tomadas para manter a segurança do atleta e evitar lesões: são usados colchões que amortecem os impactos e o acompanhamento frequente de fisioterapeutas.

Um ginasta com o treinamento intensivo desenvolve características, como muita flexibilidade, força muscular, baixa estatura, equilíbrio e controle corporal. A genética ajuda em muitas situações.

O atleta deve desenvolver autonomia e procurar atingir o melhor desempenho possível.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...