Gel redutor de medidas funciona?

Atualizado em junho 2020
Evidência científica

O gel redutor é um produto cosmético muito utilizado para reduzir as medidas, no entanto esse produto só é capaz de ajudar na redução de medidas quando associado a uma boa alimentação e prática de exercícios físicos de forma regular, uma vez que dessa forma o gel é capaz de melhorar a elasticidade e firmeza da pele de forma mais eficaz.

Assim, o gel redutor sozinho não funciona como estratégia de emagrecimento e perda de medidas, uma vez que não promove queima de gordura, no entanto é eficaz no combate à flacidez pois, dependendo dos seus ingredientes, é capaz de estimular a circulação sanguínea e melhorar a drenagem linfática.

Imagem ilustrativa número 1

Como usar o gel redutor de medidas

Para utilizar o gel redutor de medidas como forma de complementar a realização de tratamentos estético, prática de atividade física e alimentação saudável, é indicado que o gel seja aplicado pelo menos 2 vezes por dia, fazendo massagens no local em que se deseja perder medida, sendo normalmente usado na barriga, interior das coxas e glúteos.

A ação do gel redutor está relacionada principalmente com os seus componentes, isso porque de acordo com o ingrediente principal é possível estimular mais ou menos a circulação sanguínea, promover a formação de colágeno e combater o inchaço, por exemplo. Alguns dos principais ingredientes dos géis redutores de medida que podem trazer benefícios e resultados são:

  • Cânfora ou mentol, que resfriam a pele, fazendo o corpo levar uma maior quantidade de sangue para região, aumentando a circulação sanguínea local;
  • Cafeína, que potencializa a quebra de gordura dentro das células de gordura, diminuindo o seu volume;
  • Centelha asiática, que tem ação elastificante e combate o inchaço; 
  • Cavalinha, que é rica em silício orgânico ajuda na formação de colágeno na pele; 
  • Castanha da índia, que tem ação anti-inflamatória e combate o inchaço. 

Para que o gel e seus ingredientes tenham o efeito desejado, é importante que o seu uso seja orientado por um fisioterapeuta dermatofuncional ou dermatologista e que seu uso seja associado a hábitos de vida mais saudáveis.

Como alcançar melhores resultados

Para potencializar os resultados é importante é importante que os exercícios sejam realizados sob orientação de um profissional de educação física, que irá indicar um plano de treino de acordo com o objetivo, e que seja também feita uma alimentação de acordo com o objetivo desejado, sendo importante o acompanhamento nutricional. Além disso, uma das formas de potencializar os efeitos dos ingredientes presentes no gel redutor é através de procedimentos estéticos.

1. Tratamentos estéticos

Quando o gel é associado a tratamentos estéticos que utilizam aparelhos para realizar massagens, é possível obter mais benefícios, isso porque há melhora do tônus muscular e oxigenação dos tecidos, o que pode ajudar na perda de medidas.

Além disso, quando o gel é usado junto com a drenagem linfática é possível também aumentar os benefícios, isso porque esse tipo de tratamento ajuda a eliminar as toxinas e o excesso de líquidos do corpo, sendo importante que seja realizada por um profissional qualificado.

2. Prática de exercícios

Para potencializar os efeitos do gel, é importante praticar atividade física em intensidade moderada ou alta para favorecer o processo de queima de gordura, diminuir a flacidez e, assim, haver maior perda de medidas. Assim, é recomendado fazer exercícios de força e aeróbicos, como corrida, bicicleta a pular corda, por exemplo. Conheça os melhores exercícios para queimar gordura.

3. Alimentação adequada

Para perder medidas usando o gel redutor, é importante também ter atenção à alimentação, sendo importante evitar o consumo de alimentos industrializados e ricos em açúcar, como os biscoitos, sorvetes, refrigerantes e aqueles ricos em gordura, como as frituras.

Além disso, é importante beber bastante água e aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, além de alimentos ricos em proteínas e em fibras. Confira algumas dicas no vídeo a seguir outras dicas de alimentação para emagrecer:

youtube image - Emagrecer com Saúde

Vídeos relacionados