Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Gaviscon

O Gaviscon é um medicamento que serve para aliviar os sintomas de refluxo, azia e má digestão, porque é composto de alginato de sódio, bicarbonato de sódio e carbonato de cálcio.

O Gaviscon forma uma camada protetora nas paredes do estômago, impedindo o contato do conteúdo estomacal com o esôfago, aliviando os sintomas de indigestão, queimação e desconforto estomacal. O tempo médio de início de ação do medicamento é de 15 segundos e mantém o alívio dos sintomas durante aproximadamente 4 horas.

O Gaviscon é produzido pelo laboratório Reckitt Benckiser Healthcare.

Indicações do Gaviscon

O Gaviscon está indicado para o tratamento de indigestão, queimação, desconforto estomacal, azia, dispepsia, enjoo, náusea e vômito em adultos e crianças a partir dos 12 anos. Também está indicado para mulheres grávidas e durante a amentação.

Preço do Gaviscon

O preço do Gaviscon varia entre 1 e 15 reais, dependendo da dosagem e fórmula do medicamento.

Modo de uso do Gaviscon

O modo de uso do Gaviscon varia de acordo com a formulação e pode ser:

  • Suspensão oral ou sachê: Tomar de 1 a 2 colheres de sobremesa ou 1 a 2 sachês, após as 3 refeições do dia e antes de dormir.
  • Comprimidos mastigáveis: 2 comprimidos mastigáveis conforme necessidade, após as principais refeições e antes de dormir. Não exceder 16 comprimidos mastigáveis num dia.

No caso de após 7 dias de administração do medicamentos os sintomas não melhorarem, o médico gastroenterologista deve ser procurado.

Efeitos colaterais do Gaviscon

Os efeitos colaterais do Gaviscon são raros e incluem manifestações alérgicas, tais como urticária, vermelhidão, dificuldade em respirar, tontura ou inchaço da face, lábios, língua ou garganta.

Contraindicações do Gaviscon

O Gaviscon está contraindicado a indivíduos com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula e para crianças com menos de 12 anos de idade.

Após ingerir Gaviscon, aguardar 2 horas para o uso de outros medicamentos, especialmente anti-histamínico, digoxina, fluoroquinolona, cetoconazol, neurolépticos, penicilina, tiroxina, glicocorticóide, cloroquina, disfosfonatos, tetraciclinas, atenolol (e outros beta bloqueadores), sulfato ferroso, quinolona, alendronato, fluoreto de sódio e zinco. Tal precaução é importante, pois o carbonato de cálcio, um dos ingredientes de Gaviscon, atua como um antiácido e pode diminuir a absorção destes medicamentos.

Link útil:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem