Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Efeitos do Gás Lacrimogêneo no corpo

O gás lacrimogêneo é uma arma de efeito moral que provoca efeitos como irritação nos olhos, na pele e nas vias aéreas enquanto o indivíduo estiver exposto à ele. Seus efeitos duram cerca de 5 a 10 minutos e apesar do desconforto que provocada, ele é seguro para o organismo, e muito raramente pode matar. 

Esse gás é frequentemente usado pela polícia brasileira para o controle de motins em presídios, estádios de futebol e contra manifestantes em protestos nas ruas, mas em outros países este gás é frequentemente usado em guerras urbanas. Ele é composto de 2-clorobenzilideno malononitrilo, o chamado gás CS, e pode ser usado em forma de spray ou em forma de bomba que tem um alcance de 150 metros.

Efeitos do Gás Lacrimogêneo no corpo

Seus efeitos no corpo incluem:

  • Ardência dos olhos com vermelhidão e lacrimejamento constante;
  • Sensação de sufocamento;
  • Tosse;
  • Espirro;
  • Dor de cabeça;
  • Mal estar;
  • Irritação na garganta;
  • Dificuldade para respirar;
  • Sensação de queimadura na pele devido a reação do gás em contato com o suor e as lágrimas;
  • Pode haver náuseas e vômito.

Já, os efeitos psicológicos incluem desorientação e pânico. Todos estes efeitos duram de 20 a 45 minutos depois que a pessoa deixa de estar exposta a essa arma de efeito moral.

O que fazer em caso de exposição ao gás

Os primeiros socorros em caso de exposição ao gás lacrimogêneo são:

  • Afastar-se do local, de preferência muito próximo do chão, e depois 
  • Correr contra o vento de braços abertos para que o gás saia da pele e das roupas.

Não se deve lavar o rosto ou tomar banho enquanto os sintomas estejam presentes pois a água agrava os efeitos do gás lacrimogêneo no organismo.

Após a exposição deve-se lavar muito bem todos os objetos que foram "contaminados" pois podem conter vestígios. As roupas devem preferencialmente ser inutilizadas, assim como as lentes de contato. Uma consulta com um oftalmologista pode ser indicada para verificar se os olhos não sofreram maiores danos.

Riscos do gás lacrimogêneo para saúde

O gás lacrimogêneo quando é utilizado em ambientes abertos é seguro e não provoca a morte pois o ele se dispersa rapidamente pelo ar e além disso, o indivíduo pode afastar-se para conseguir respirar melhor, se sentir necessidade.

Mas, permanecer em contato com o gás por mais de 1 hora pode causar intensa asfixia e dificuldade para respirar, aumentando o risco de parada cardíaca e de insuficiência respiratória. Além disso, quando o gás é utilizado num ambiente fechado, em altas concentrações, pode provocar queimaduras na pele, nos olhos e nas vias aéreas e até mesmo levar à morte devido à eventuais queimaduras nas via respiratórias, provocando asfixia.

O ideal é que a bomba de gás lacrimogêneo seja disparada para o ar, para que após sua abertura o gás seja dispersado afastando as pessoas, mas em alguns protestos e manifestações já aconteceram casos onde estas bombas de  efeito moram eram disparadas diretamente contra as pessoas, como uma arma de fogo comum, e nesse caso, a bomba de gás lacrimogêneo pode ser fatal.

Efeitos do Gás Lacrimogêneo no corpo

Como se proteger do gás lacrimogêneo

Em caso de exposição ao gás lacrimogêneo é aconselhado se afastar do local onde o gás está sendo usado e cobrir o rosto com um pano ou um pedaço de roupa, por exemplo. Quanto mais distante a pessoa ficar, melhor será para sua proteção.

Enrolar um pedaço de carvão ativado num tecido e aproximá-lo do nariz e da boca também ajuda a se proteger do gás, porque o carvão vegetal ativado neutraliza o gás. Já o uso de roupas impregnadas de vinagre não tem qualquer efeito protetor.

Usar óculos de natação ou uma máscara que cubra completamente o rosto também são boas formas de se proteger dos efeitos do gás lacrimogêneo, mas a forma mais segura é manter-se bem distante de onde o gás está sendo utilizado.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...