Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Mamografia com Contraste: Para que serve e Como é Feita

A galactografia é um tipo mamografia com contraste que serve para diagnosticar a causa da saída de sangue ou de qualquer outro líquido que esteja saindo pelos mamilos, fora do período da amamentação.

Esse exame é indicado para mulheres e pode doer um pouco, porque para sua realização é preciso injetar cerca de 1 ml de contraste através de uma injeção nos mamilos, realizando a mamografia digital normalmente, logo a seguir. Saiba como ela é feita aqui.

Este líquido irá evidenciar o interior dos ductos lácteos responsáveis pela saída do líquido e pode ser útil para indicar a presença de ductos entupidos devido a cistos ou nódulos que podem ser benignos ou malignos. Normalmente um ducto entupido é causado por um papiloma que não é um câncer mas que pode ser uma lesão pré-cancerígena e por isso deve ser investigado.

Mamografia com Contraste: Para que serve e Como é Feita

Quando não fazer

A mamografia com contraste não deve ser realizada durante a gravidez ou amamentação, em mulheres com alergia ao contraste usado e também em caso de infecção severa que pode se espalhar devido a presença do medicamento ou da pressão exercida sobre as mamas.

O que pode causar a saída de líquido pelos mamilos

Os mamilos servem para conduzir o leite materno para o bebê e só devem permitir a saída de líquidos para este fim, durante a amamentação. Quando a mulher nota a saída de um líquido qualquer pelos mamilos deve ir ao ginecologista para investigar o que está acontecendo. Algumas possíveis causas são o uso de medicamentos como as fenotiazinas, anti-hipertensivos ou narcóticos, hipotireoidismo ou até mesmo tumor na glândula hipófise. Quando estas possibilidades são excluídas o médico pode solicitar a mamografia contrastada para ajudar no diagnóstico.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...