10 frutas para emagrecer (com poucas calorias)

Nutricionista
Abril 2021

Uma boa estratégia para baixar o peso e diminuir a gordura abdominal acumulada é comer diariamente frutas que favoreçam a perda de peso, seja por causa da baixa quantidade de calorias, pela sua grande quantidade de fibras ou pelo seu baixo índice glicêmico.

As frutas, de uma forma geral, são baixas em calorias, no entanto é importante que sejam consumidas quantidades adequadas, e podem ser incluídas em lanches ou como sobremesa das refeições principais. A porção recomendada é de 2 a 3 frutas diferentes por dia, sendo importante incluí-las em uma dieta hipocalórica que deve ser acompanhada por atividade física regular. Isso permite aumentar o metabolismo e usar as reservas de gordura acumuladas no corpo, favorecendo a perda de peso.

Conheça algumas frutas que podem ajudar a emagrecer e como as consumir, assistindo ao vídeo a seguir:

1. Morango

Calorias em 100 g: 30 calorias e 2 gramas de fibra.

Porção recomendada: 1/4 de xícara de morango fresco inteiro.

O morango ajuda a emagrecer pois contém calorias negativas e além disso, é rica em compostos bioativos devido a sua elevada quantidade de vitamina C, folato e compostos fenólicos, que proporcionam efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Além disso, os morangos são ricos em fibras, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue, já que aumentam a sensação de saciedade, diminuindo as calorias ingeridas e favorecendo a perda de peso. Também são ricas em potássio, o que ajuda a regular a pressão arterial.

2. Maçã

Calorias em 100 g: 56 calorias e 1,3 gramas de fibra.

Porção recomendada: 1 unidade média de 110 g.

A maçã ajuda a emagrecer pois é rica em antioxidantes como catequinas e ácido clorogênico, além de conter fibras como a quercetina, que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, a melhorar a digestão e a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos. Além disso, o consumo regular de maçã pode ajudar a diminuir o risco da pessoa ter doenças cardíacas, câncer e asma.

A maçã assada com canela ou com cravo da índia contém poucas calorias e é uma sobremesa deliciosa e nutritiva. Conheça todos os benefícios da maçã.

3. Pêra

Calorias em 100 gramas: cerca de 60 calorias e 3 gramas de fibras.

Porção recomendada: 1/2 unidade ou 110 gramas.

A pera ajuda a emagrecer porque é rica em fibras, que ajudam a melhorar o trânsito intestinal e tirar a fome, além de ajudar a regular os níveis de colesterol no sangue. Para ter mais vantagens no processo de perda de peso, é recomendado que seja consumida 20 minutos antes do almoço ou do jantar, pois assim é possível garantir a sensação de saciedade e comer menos na refeição.

4. Kiwi

Calorias em 100 g: 50 calorias e 2,7 gramas de fibras.

Porção recomendada: 1 unidade média ou 100 gramas.

O kiwi tem efeito laxativo e é rico em vitamina C e fibras, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino, aumentar a sensação de saciedade e favorecer a atividade do sistema imune. Além disso, por conter clorofila em sua composição, também possui efeito detox.

5. Mamão

Calorias em 100 g: 55 calorias e 1,8 gramas de fibras.

Porção recomendada: 1 xícara de mamão cortada em cubos ou 100 gramas

O mamão possui poucas calorias e é rico em fibras, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino. Além disso, por ser rico em vitamina C e água, também ajuda a diminuir a retenção hídrica, aliviando a sensação de barriga inchada, por exemplo.

O mamão também é bom para ajudar no controle da diabetes e aliviar os sintomas da gastrite. Uma fatia de mamão picado com 1 potinho de iogurte natural ou frutos secos é uma ótima opção para o lanche da manhã.

6. Limão

Calorias em 100 gramas: 14 calorias e 2,1 gramas de fibras.

É diurético, rico em vitamina C e um potente antioxidante, ajudando a eliminar as toxinas e a deixar a pele mais viçosa. Tomar uma xícara de chá da casca de limão diariamente é uma ótima forma de consumir o limão sem açúcar e aproveitar todos os seus benefícios.

O limão também ajuda a reduzir o colesterol e o açúcar no sangue. Saiba como o limão pode ajudar a emagrecer.

7. Tangerina

Calorias em 100 g: 44 calorias e 1,7 gramas de fibras.

Porção recomendada: 2 unidades pequenas ou 225 gramas.

A tangerina ajuda a emagrecer porque é rica em água e fibras, além de ser pouco calórica. Essa fruta é rica em vitamina C, o que ajuda na absorção do ferro no intestino e fortalece o sistema imune. Suas fibras melhoram o trânsito intestinal, reduzem a absorção de gordura e ajudam a controlar a glicemia. Conheça os benefícios da tangerina para a saúde.

8. Mirtilo

Calorias em 100 g: 57 calorias e 2,4 gramas de fibras.

Porção recomendada: 3/4 de xícara.

Os mirtilos são uma fruta que possuem diversos benefícios para a saúde, pois não só possuem baixa quantidade de calorias mas também possuem grande concentração de fibras, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue e a diminuir o colesterol LDL. Além disso, é rica em antioxidantes, diminuindo a inflamação do organismo e os danos provocados pelos radicais livres.

9. Melão

Calorias em 100 g: 29 calorias e 0,9 g de fibras.

Porção recomendada: 1 xícara de melão em cubos.

O melão ajuda a baixar o peso devido às suas propriedades diuréticas, que ajudam a diminuir a retenção de líquido por ser rica em água. Além disso, é rica em potássio, fibras e antioxidantes como a vitamina C, betacarotenos e licopeno.

10. Pitaia

Calorias em 100 g: 50 calorias e 3 gramas de fibras.

Porção recomendada: 1 unidade média.

A pitaia é uma fruta com poucas calorias, rica em antioxidantes, como as betalaínas e flavonoides, além de possuir vitamina C, ferro e fibra, entre outros compostos que favorecem a perda de peso, a melhora do sistema imune, o controle do açúcar no sangue e a diminuição da gordura acumulada no fígado.

Conheça outros benefícios da pitaia.

Esta informação foi útil?   

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Fechar
Obrigado pela sua mensagem.
Informação do autor:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Bibliografia

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP . Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 10 Out 2019
  • GIAMPIERI Francesca et al. The strawberry: Composition, nutritional quality, and impact on human health. Nutrition. 28. 9-19, 2012
  • BOYER Jeanelle et al. Apple phytochemicals and their health benefits. Nutrition Journal. 3. 5; 1-15, 2004
  • WHEELER Madelyn et al. Choose Your Foods: Exchange Lists for Diabetes. American Dietetic Association and American Diabetes Association. 2008
  • COSTA Eronita. Nutrição & Frutoterapia. 1º. Brasil: Vozes, 2011. 129-131.
  • SONG H et al. Red pitaya betacyanins protects from diet-induced obesity, liver steatosis and insulin resistance in association with modulation of gut microbiota in mice.. Journal of Gastroenterology and Hepatology. 31. 8; 1462-146, 2016
  • SONG Haizhao et al. White Pitaya (Hylocereus undatus) Juice Attenuates Insulin Resistance and Hepatic Steatosis in Diet-Induced Obese Mice. Plos One. 11. 2; 1-14, 2016
6 frutas para emagrecer mais rápido 11:30 | 943.641 visualizações A nutricionista Tatiana Zanin vai te contar quais são as melhores frutas para emagrecer e como é o jeito certo de comer essas frutas.
Frutas que Emagrecem 03:31 | 1.266.906 visualizações
2.6 milhões