Formigamento nos pés: 14 causas (e como tratar)

Atualizado em abril 2024

O formigamento nos pés pode acontecer ao ficar na mesma posição por muito tempo, dificultando a circulação de sangue. No entanto, também pode ser causado por condições como ansiedade, esclerose múltipla, má circulação ou hérnia de disco.

Conforme a causa dessa condição, o formigamento nos pés também pode ser acompanhado de outros sintomas, como dor no local, tontura, rigidez ou espasmo muscular, cãibras e dor de cabeça intensa, por exemplo.

Quando o formigamento nos pés for constante e/ou acompanhando de outros sintomas, é importante consultar o médico geral ou angiologista para fazer uma avaliação dos sintomas apresentados, e indicar o tratamento mais adequado, que pode envolver repouso, uso de medicamentos ou cirurgia.

Mulher sentada no sofá tocando nos pés

Causas de formigamento nos pés

As principais causas de formigamento nos pés são:

1. Ficar na mesma posição por muito tempo

Uma das causas mais comuns que provocam formigamento nos pés é ficar na mesma posição, sentado, deitado ou parado por muito tempo. Isso acontece porque pode atrapalhar a circulação de sangue e provocar a compressão do nervo no local, provocando o formigamento.

Como tratar: é recomendado mudar de posição frequentemente e fazer alongamentos pelo menos uma vez ao dia, para estimular a circulação ao longo do dia. Além disso, em casos de viagens longas, ou de pessoas que trabalham todo o dia sentadas, deve-se fazer pequenas pausas para caminhar um pouco.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Ansiedade e estresse

Situações de ansiedade e estresse extremos podem provocar sintomas como formigamento nos pés e mãos, coração acelerado, boca seca e tontura.

Isso acontece porque essas condições causam o aumento da tensão muscular e hiperventilação, um termo médico para respiração muito acelerada e/ou profunda, que também pode causar palpitação cardíaca, falta de ar, aperto no peito, tontura e/ou fraqueza.

Como tratar: o tratamento da ansiedade e do estresse deve ser feito pelo psicólogo e/ou psiquiatra, podendo ser recomendo sessões de psicoterapia, uso de medicamentos antidepressivos, como imipramina e sertralina ou ansiolíticos, como alprazolam, bromazepam e diazepam.

Além disso, o médico ou psicólogo também podem recomendar manter um estilo de vida saudável, como fazer exercícios físicos regularmente, manter uma dieta saudável e balanceada, evitar o consumo de álcool ou cafeína e dormir pelo menos 7 horas por noite, por exemplo.

Leia também: Remédios para ansiedade: naturais e de farmácia tuasaude.com/remedios-para-ansiedade

3. Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença onde o próprio sistema imunológico ataca a estrutura que reveste os neurônios, causando sintomas como formigamento nos pés ou em qualquer outra parte do corpo, como braços ou pernas, além de movimento involuntário dos olhos, rigidez ou espasmo muscular e falta de força muscular.

Como tratar: o tratamento consiste no uso de medicamentos para diminuir a progressão da doença, diminuir o tempo e a intensidade das crises e controlar os sintomas, como interferon, fingolimode, natalizumabe e acetato de glatirâmer, corticoides, analgésicos, relaxantes musculares e antidepressivos.

Além disso, a fisioterapia motora, com exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, também é indicada para ajudar a controlar a fraqueza nas pernas e a dificuldade de andar ou evitar a atrofia muscular. Veja mais sobre os tratamentos para a esclerose múltipla.

4. Doença arterial periférica

A doença arterial periférica é caracterizada pela diminuição do fluxo sanguíneo nas artérias, afetando as penas e os pés, e provocando sintomas como formigamento nos pés ou pernas, dor, cãibras e formação de feridas no membro afetado. Conheça todos os sintomas da doença arterial periférica.

Como tratar: o tratamento deve ser indicado pelo médico, incluindo o uso de medicamentos antiplaquetários orais, como aspirina e clopidogrel, remédios para controlar o colesterol e analgésicos para controlar as dores.

Além disso, é importante também adotar hábitos saudáveis, como deixar de fumar, praticar exercícios físicos regularmente, manter uma dieta saudável e manter o peso corporal adequado.

5. Má circulação

A má circulação é uma das causas do formigamento nos pés, sendo provocada pela dificuldade do sangue de passar pelas veias e artérias, podendo ser causada por situações como gravidez, envelhecimento, sedentarismo, diabetes ou hipertensão, por exemplo.

Alguns dos sintomas da má circulação, são sensação de picada, dormência ou formigamento nos pés e pernas, pés frios, inchaço, dor local e pele ressecada.

Como tratar: o tratamento deve ser realizado de acordo com a orientação do angiologista e depende da sua causa, podendo ser recomendado o uso de meias de compressão e medicamentos específicos, como antidiabéticos, estatinas ou anti-hipertensivos, por exemplo.

6. Neuropatia periférica

A neuropatia periférica caracteriza-se por uma degeneração dos nervos do corpo, causando formigamento nos pés, dor, cansaço, falta de força ou ausência de sensibilidade em algumas regiões específicas do corpo. Saiba identificar os sintomas da neuropatia diabética.

Como tratar: o tratamento consiste no alívio da dor, onde o médico prescreve o uso de medicamentos antidiabéticos, como injeções de insulina ou ou metformina oral, anticonvulsivantes, como pregabalina ou gabapentina e analgésicos opioides, como tramadol, morfina e oxicodona.

7. Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma condição que afeta os discos entre as vértebras da coluna, que mudam de forma, pressionado as raízes dos nervos próximos e causando dormência ou formigamento nos pés, mãos, braços e pernas, dor nas costas ou pescoço e dificuldade para mexer o pescoço ou movimentar as pernas.

Como tratar: o tratamento pode envolver o uso de medicamentos analgésicos, relaxantes musculares ou anti-inflamatórios para aliviar a dor e inflamação, fisioterapia, e em casos mais graves, a cirurgia. Veja mais sobre o tratamento para hérnia de disco.

8. Neuroma de Morton

O neuroma de Morton é um pequeno caroço na planta do pé, provocado pela compressão dos nervos da planta dos pés, causando dor e desconforto ao andar, dormência ou formigamento nos dedos dos pés, queimação persistente ou dor aguda nas plantas dos pés.

Como tratar: o tratamento é feito priorizando sapatos mais largos, com saltos mais baixos e sola macia, para reduzir a pressão sobre o nervo.

O médico também pode indicar o uso de palmilhas ortopédicas, injeções de corticoides, para diminuir o inchaço e a inflamação do nervo, trazendo algum alívio e, em alguns casos, a cirurgia para remover a parte doente do nervo ou liberar tecido ao redor do nervo danificado.

9. Nervo ciático inflamado

A inflamação do nervo ciático pode causar dor nas costas, glúteos ou pernas, formigamento na planta dos pés, dificuldades para caminhar, sensação de choque ou ardor no glúteo ou na perna, além de sensação de peso nas pernas.

Como tratar: o tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios em forma de pomada ou comprimido, que devem ser prescritos pelo médico, da aplicação de compressas mornas e da realização de massagem e sessões de fisioterapia. Veja mais detalhes do tratamento para nervo ciático inflamado.

10. Deficiência de vitaminas

A deficiência de vitaminas, como a vitamina B12 e vitamina B1, pode causar sintomas como formigamento nos pés, mãos e pernas, cãibras musculares, cansaço frequente, feridas na boca, visão dupla e confusão mental.

Como tratar: o tratamento consiste na ingestão de suplementos com vitamina B12 e vitamina B1, injeções de vitamina B12, e aumento do consumo de alimentos ricos nestas vitaminas.

11. Síndrome de Guillain–Barré

A síndrome de Guillain–Barré é uma doença autoimune caracterizada pela inflamação dos nervos e fraqueza muscular, podendo causar formigamento nos pés, pernas, braços e rosto, dificuldade para movimentar as pernas ou braços e dificuldade para falar ou engolir alimentos.

Como tratar: geralmente, o tratamento é feito no hospital, com um método que consiste na filtração do sangue, de forma a retirar os anticorpos que estão a atacar o sistema nervoso, ou com a injeção de anticorpos que agem contra esses anticorpos que estão a atacar os nervos, reduzindo a sua inflamação.

12. Mordida de animais

A mordida de alguns animais como abelhas, cobras, escorpiões ou aranhas podem provocar formigamento nos pés, podendo também ser acompanhado de outros sintomas como inchaço, febre ou queimação, por exemplo.

Como tratar: A primeira coisa a fazer, é tentar identificar o animal que causou o ferimento, lavar bem o local com água e sabão, e ir ao pronto socorro o mais rápido possível, para que seja feito o tratamento adequado.

13. Enxaqueca com aura

A enxaqueca com aura é uma dor de cabeça intensa acompanhada de outros sintomas, como flashes de luz, manchas escuras ou imagens brilhantes, formigamento nos pés, cabeça, lábios, língua, braços ou mãos e dificuldade para falar. Confira todos os sintomas da enxaqueca com aura.

Como tratar: o neurologista ou clínico geral poderá indicar medicamentos para aliviar a dor, como ibuprofeno ou naproxeno, e as náuseas, como metoclopramida ou clorpromazina, por exemplo.

Além disso, o médico também recomenda mudanças nos hábitos diários, como manter uma alimentação balanceada, dormir adequadamente e praticar atividade física regularmente.

14. Cisto sinovial

O cisto sinovial é um tipo de nódulo redondo e macio que pode aparecer na articulação, podendo causar sintomas como formigamento nos pés, perda da força ou sensibilidade, principalmente quando o cisto é grande, além de dor ao mover a articulação.

Como tratar: na ausência de sintomas e quando o cisto é pequeno, ele geralmente desaparece sozinho, não necessitando de tratamento.

No entanto, quando o cisto é muito grande ou causa sintomas, o médico pode indicar o uso de medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno e diclofenaco ou ainda a aspiração do líquido do cisto, que é feita através de uma agulha, no consultório, com anestesia local.

Vídeos relacionados