Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 Formas Naturais para Combater a Dor

Óleo essencial de lavanda, óleo de alho ou óleo essencial de cravo da índia, são algumas opções naturais que podem ser usadas no alívio da dor de cabeça, dor de dente ou ou dor de ouvido, por exemplo.

Dependendo do tipo de dor sentido, existem diversos remédios caseiros que podem ser usados, por isso veja algumas das nossas sugestões:

1. Óleo de lavanda para Dor de Cabeça

A dor de cabeça pode ter diversas causas, como mudanças na alimentação, tensão muscular, falta de hidratação ou excesso de estresse, e por isso ela pode surgir quando menos se espera. 

Uma excelente forma natural para aliviar as dores de cabeça é através da aromaterapia usando óleo essencial de alfazema, que ajuda a acalmar dores de cabeça provocadas por estresse e tensão muscular. Saiba mais em Para que Servem as Flores de Alfazema. Outro óleo essencial que pode ser usado neste tratamento é o óleo de Alecrim, que serve também para aliviar a dor de cabeça e enxaqueca. 

Além disso, as auto-massagens nas têmporas, pescoço e couro cabeludo também são ótimas opções para aliviar a dor de cabeça sem usar remédios, para isso basta fazer como é indicado nesse vídeo pela nossa fisioterapeuta: 

2. Óleo de Cravo para Dor de Dente

A dor de dente deve sempre ser tratada no dentista para evitar futuras complicações, porém enquanto espera pela consulta o óleo essencial de Cravo-da-Índia é uma excelente opção para aliviar a dor e inflamação. Para isso, basta pingar 2 gotas de óleo diretamente sobre o dente afetado, ou sobre um algodão que deve depois ser colocado sobre o dente. 

Este óleo apresenta propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antissépticas, que ajudam a reduzir o desenvolvimento de microrganismos e reduzem a dor e inflamação. 

5 Formas Naturais para Combater a Dor

Além disso, pode também tratar a dor usando gelo, sendo neste caso indicado colocar o gelo sobre a região dolorida da bochecha durante 15 minutos, repetindo este processo 3 a 4 vezes por dia. 

3. Água quente para Dor nas Costas

A dor nas costas pode ser causada por má postura, contraturas ou cansaço provocado por dormir poucas horas, e este pode ser aliviada recorrendo ao uso de uma bolsa de água quente. 

Para isso, basta deitar e colocar uma bolsa de água quente na região que está dolorida durante 20 minutos, de forma a relaxar os músculos e aumentar a circulação sanguínea local. 

Após esse tempo, é indicado realizar alguns alongamentos simples, de forma a alongar os músculos e reduzir o desconforto. Veja alguns exercícios de alongamento que pode fazer em 6 exercícios de alongamento para Dor nas Costas

Veja outras dicas para aliviar a dor nas costas, vendo esse vídeo da nossa fisioterapeuta: 

4. Óleo de Alho para dor de Ouvido

Quando a dor de ouvido é causada pelo o acumular de secreções após uma gripe ou resfriado, é possível que exista uma pequena infecção, e por isso um remédio caseiro preparado com azeite e alho pode ser a solução. Para isso, precisa de preparar o óleo de alho, da seguinte forma: 

  • Esmagar a cabeça de um alho fresco e colocar numa panela, cobrindo em seguida com azeite; 
  • Deixe ao lume durante 1 hora, desligue o fogo e deixe a mistura arrefecer; 
  • Depois coe a mistura usando um coador de café de pano ou um filtro de papel e reserve num frasco de vidro na geladeira. 

Para usar o óleo de alho é indicado aquecer uma pequena quantidade numa colher de metal, colocando em seguida 2 ou 3 gotas em um pedacinho de algodão. Por fim, esprema o excesso e coloque a bolinha de algodão no ouvido, deixando atuar durante 30 a 60 minutos. 

5. Chá de Camomila para Dor de Garganta

A dor de garganta surge muitas vezes durante uma gripe ou resfriado e muitas vezes vem acompanhada de rouquidão, desconforto e irritação. Para aliviar a dor de garganta, usar o chá de camomila para fazer gargarejos é uma ótima opção, pois a camomila é uma planta medicinal com ação anti-inflamatória e antibacteriana. 

5 Formas Naturais para Combater a Dor

Para isso, basta preparar um chá de camomila adicionando 2 a 3 colheres de chá de flores secas de Camomila em uma xícara de água fervente, deixando repousar durante 5 a 10 minutos. Passado esse tempo, o chá deve ser coado e usado para realizar gargarejos, várias vezes por dia. 

Além disso, o mel com própolis é outra ótima opção para aliviar a dor de garganta, uma vez que esta mistura possui propriedades cicatrizantes, antibacterianas e que ajudam na regeneração dos tecidos. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...