Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Fisioterapia no Câncer de Mama

A fisioterapia é indicada no pós-operatório do câncer de mama porque após a mastectomia existem complicações como diminuição dos movimentos do ombro, linfedema, fibrose e diminuição da sensibilidade no local, e a fisioterapia ajuda a melhorar o inchaço do braço, e ainda combate a dor no ombro e aumentando seu grau de movimento, devolve a sensibilidade normal e combate a fibrose. 

Os principais benefícios da fisioterapia após o câncer de mama são melhora da imagem corporal, da capacidade para desempenhar as atividades diárias, e promover a satisfação para capacidade para o trabalho e a satisfação consigo mesma. 

Fisioterapia no Câncer de Mama

Tratamento fisioterapêutico após mastectomia 

O fisioterapeuta deverá avaliar a saúde e as limitações que a mulher apresenta, e indicar o tratamento fisioterápico que pode ser feito com, por exemplo:

  • Massagem para descolar a cicatriz; 
  • Técnicas de terapia manual para aumento da amplitude da articulação do ombro; 
  • Estratégias para aumentar a sensibilidade na região peitoral;
  • Exercícios de alongamento para o ombro, braços e pescoço, com ou sem bastão;
  • Exercícios de fortalecimento com pesinhos de 0,5 kg, repetidos por 12 vezes; 
  • Exercícios que ativam a circulação linfática;
  • Exercícios para aumentar a capacidade respiratória; 
  • Mobilização do ombro e da escápula; 
  • Mobilização da cicatriz;
  • TENS para diminuir a dor e o inchaço; 
  • Drenagem linfática manual em todo braço;
  • Bandagem de baixa elasticidade à noite, e manga de compressão durante o dia;
  • Aplicação de faixa compressiva que deve ser mantida por algumas horas ou dias, dependendo do caso;
  • Reeducação postural.;
  • Pompage de trapézio, peitoral maior e menor.

Alguns exercícios que podem ser realizados incluem os de Pilates Clínico e os exercícios que podem ser realizados dentro de uma piscina com água morna, na hidroterapia. 

A mulher não precisa ficar com medo de ficar com o braço inchado depois dos exercícios porque isso é mais comum nas mulheres com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25 kg/m2, e praticar os exercícios também não dificulta a cicatrização, não facilita a formação de seroma, nem aumenta o risco de complicações da cicatriz, sendo um procedimento seguro. 

Quando fazer fisioterapia após câncer de mama

A fisioterapia é indicada para todas as mulheres que realizaram a cirurgia para retirada da mama, tendo ou não realizado radioterapia complementar. No entanto, as mulheres submetidas a radioterapia após a mastectomia apresentam maiores complicações e necessitam ainda mais da fisioterapia. 

Os exercícios da fisioterapia podem ser iniciados no primeiro dia do pós-operatório e deve respeitar o limite da dor e desconforto, mas é importante o aumento gradual da amplitude dos movimentos.

A fisioterapia deve começar no dia anterior à cirurgia e deve durar de 1 à 2 anos. Antes da cirurgia o fisioterapeuta pode esclarecer algumas dúvidas, avaliar a movimentação dos ombros e realizar alguns exercícios que a mulher terá que realizar depois de ser operada. Depois da cirurgia para retirada da mama é indicado realizar sessões que se repetem 2 ou 3 vezes por semana.

Fisioterapia no Câncer de Mama

Recomendações especiais após retirar a mama 

Como cuidar da pele 

A mulher deve tomar banho diariamente tendo o cuidado de sempre aplicar creme hidratante sobre a região afetada para manter a pele devidamente elástica e hidratada. Também é importante ter cuidado ao cozinhar, cortar as unhas e se depilar para evitar queimaduras, cortes e feridas, que podem infectar-se mais facilmente. 

Quando usar a manga elástica no braço 

A manga elástica deve ser usada, segundo a recomendação do médico e/ou fisioterapeuta, com compressão de 30 à 60 mmHg durante o dia, e também durante a realização de exercícios, mas não é necessário dormir com a manga. 

Como diminuir o inchaço do braço 

Para diminuir o inchaço do braço depois de retirar a mama o que se pode fazer é manter o braço elevado, porque isso facilita o retorno venoso, diminuindo assim o inchaço e o desconforto de sentir o braço pesado. É recomendado evitar roupas apertadas, preferindo tecidos leves de algodão.

Como combater a dor no ombro 

Uma boa forma de combater a dor no ombro depois de retirar a mama é colocar uma compressa de gelo no local da dor. A compressa deve ser aplicada diariamente, 2 a 3 vezes por dia, durante cerca de 15 minutos. Para proteger a pele deve-se envolver a compressa de gelo numa folha de papel de cozinha. 

Como aumentar a sensibilidade no peitoral 

Uma boa estratégia para normalizar a sensibilidade na região da cicatriz é fazer a dessensibilização usando diferentes texturas e temperaturas. Assim, fazer movimentos circulares com uma bola de algodão durante alguns minutos é indicado, e também com uma pedrinha de gelo, no entanto o fisioterapeuta poderá indicar outras formas de alcançar resultados, de acordo com a necessidade de cada um.

Aplicar creme hidratante em toda região depois do banho diário também ajuda a descolar a pele e melhorar a sensibilidade.  

Como combater a dor nas costas e no pescoço 

Para combater a dor nas costas e na região da nuca e logo acima dos ombros, tomar um banho morno e fazer uma auto massagem é uma boa estratégia. A auto massagem pode ser feita aplicando óleo de semente de uva; óleo de amêndoa doce, ou creme hidratante com movimentos circulares em toda região dolorida. 

Fazer alongamentos também ajuda a aliviar a dor, diminuindo os espasmos. Confira alguns exemplos de alongamentos que pode fazer para combater a dor no pescoço

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem