Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Fisioterapia para combater a dor e aliviar os sintomas da artrite

A fisioterapia é uma importante forma de tratamento para combater a dor e o desconforto causado pela artrite. Ela deve ser realizada preferencialmente 5 vezes por semana, com duração mínima de 45 minutos por sessão. Os objetivos da fisioterapia para artrite são:

  • diminuir a dor e o desconforto;
  • melhorar a amplitude de movimentos;
  • prevenir e travar as deformidades articulares;
  • manter ou aumentar a força muscular e
  • garantir a realização das atividades diárias de forma independente.

Como é a fisioterapia para artrite

Para atingir os objetivos acima citados, o fisioterapeuta poderá utilizar basicamente 3 métodos, a eletroterapia para combater a dor, o calor úmido para ajudar a desinflamar a articulação e os exercícios para ganho de amplitude articular e fortalecimento muscular.

As bolsas de água morna, turbilhão e os banhos de parafina, são alguns exemplos de tratamento com calor úmido, que servem para tratar a artrite nas mãos, punhos, pés ou tornozelos pela facilidade de aplicação da técnica. O calor úmido é capaz de aumentar o metabolismo local, melhorar a circulação sanguínea, diminuir a dor, facilitar os movimentos e consequentemente combater a inflamação, permitindo uma melhor realização dos movimentos com a articulação afetada.

Após o uso do calor úmido deve-se recorrer à técnicas de aumento da amplitude articular e muscular da região afetada através de mobilizações articulares, ganho de arco de movimento e alongamentos. Dependendo da evolução do indivíduo, deve-se iniciar a prática de exercícios específicos para ganho de força com o uso de elásticos e/ou pesinhos, ao fim de cada tratamento.

Pode-se trocar o calor pelo gelo, mas este nem sempre alcança tão bons resultados quanto o primeiro. Cabe ao fisioterapeuta após avaliar o indivíduo decidir qual é a melhor abordagem terapêutica para ele.

Tratamento caseiro para artrite

O tratamento caseiro para a artrite consiste em evitar esforços e as más posturas, mas não se deve ficar somente sentado ou deitado o dia todo. É importante ter uma vida ativa para garantir o mínimo esforço muscular e melhorar a circulação sanguínea. No caso da artrite nas mãos, um ótimo tratamento caseiro é mergulhar as mãos numa bacia com água morna por 20 minutos e depois abrir e fechar as mãos e os dedos várias vezes seguidas nos dias em que não se faz fisioterapia.

Confira um bom Remédio natural para artrite

Exercícios para artrite

Numa fase de tratamento mais avançada, onde o indivíduo sente menos dor e já é capaz de realizar algum tipo de força com os músculos afetados, deve-se indicar a prática regular de exercícios físicos como a natação, por exemplo, que irá fortalecer a musculatura sem agredir as articulações sendo bem tolerada e alcançando ótimos resultados.

Outros exercícios recomendados para quem sofre com artrite são a hidroginástica, Pilates e o Tai chi.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...