Figo: 9 benefícios e como consumir (com receitas)

Atualizado em agosto 2023

O figo é uma fruta que tem ótimas quantidades de fibras, que ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e prolongar a saciedade ao longo do dia, favorecendo a perda de peso, além de prevenir a diabetes.

Além disso, o figo também contém carotenoides, antocianinas e flavonoides, substâncias que combatem os radicais livres e fortalecem o sistema imunológico, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce, câncer, aterosclerose e infarto.

O figo de casca roxa e verde são os tipos mais conhecidos dessa fruta, que têm um sabor levemente adocicado e são geralmente encontrados em supermercados, feiras e mercados municipais. O figo pode ser consumido fresco, desidratado ou em calda, ao natural ou usado em preparações como compotas e saladas.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios do figo para a saúde

O figo pode trazer os seguintes benefícios para a saúde:

1. Combater a prisão de ventre

O figo tem boas quantidades de fibras, que ajuda a hidratar e formar o bolo fecal, favorecendo a eliminação das fezes e combatendo a prisão de ventre. Conheça outras frutas que ajudam a combater a prisão de ventre.

Além disso, o figo também contém propriedades bactericidas e antioxidantes, e, por isso, estimula a produção das bactérias benéficas do intestino, mantendo a flora intestinal equilibrada e promovendo o bom funcionamento do intestino.

2. Evitar a pressão alta

Por conter potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio pela urina, o figo favorece o controle da pressão arterial, evitando complicações, como infarto e derrame.

Além disso, o figo também é rico em flavonoides, antocianinas e cumarinas, compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que melhoram o relaxamento das artérias, facilitando a circulação de sangue e evitando a pressão alta.

3. Ajudar na perda de peso

O figo tem boas quantidades de água e fibras, ajudando a prolongar a saciedade e diminuir a fome ao longo do dia, sendo uma boa opção para incluir em dietas para perda de peso.

4. Prevenir o risco de câncer

Por ser rico em antioxidantes, o figo ajuda a combater o excesso de radicais livres e fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o risco do surgimento de alguns tipos de câncer, como cólon, ovário e mama.

5. Ajudar a controlar a diabetes

O figo tem boas quantidades de fibras, nutriente que diminui a velocidade de absorção do açúcar no organismo, ajudando a equilibrar os níveis de glicose e insulina no sangue.

Por conter ótimas quantidades de antioxidantes, o figo também ajuda a fortalecer e proteger as células do pâncreas contra os radicais livres, equilibrando os níveis do hormônio insulina e evitando a resistência à insulina e diabetes.

6. Diminuir colesterol e triglicerídeos

Por conter fibras, o figo ajuda a reduzir a absorção da gordura dos alimentos pelo intestino, diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e evitando complicações, como aterosclerose, derrame e infarto.

Além disso, o figo também é rico em flavonoides e carotenoides, compostos com propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, impedindo a oxidação das células de gordura e equilibrando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

7. Fortalecer o sistema imunológico

O figo contém ótimas quantidades de flavonoides, carotenoides e quercetina, compostos antioxidantes que fortalecem as células do sistema imunológico contra infecções e inflamações, ajudando na prevenção da gripe, resfriado e rinite alérgica.

8. Evitar a osteoporose

O figo contém cálcio, fósforo e magnésio, minerais que participam da formação e manutenção da saúde dos ossos, ajudando a evitar a osteopenia e osteoporose.

9. Prevenir o envelhecimento precoce

Por ser rico em compostos antioxidantes, como antocianinas, quercetina e limoneno, o figo ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, porque combate os radicais livres, que são responsáveis pelos danos às células da pele, prevenindo a flacidez e a formação de rugas. Conheça outros alimentos antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 g de figo fresco e de figo desidratado:

Componentes

Figo fresco (100g)

Figo desidratado (100g)

Energia

79 calorias

270 calorias

Carboidratos 

16,3 g

58,3 g

Gorduras

0,5 g

0,6 g

Proteína

0,9 g

2,3 g

Fibra

2,3 g 

11 g

Vitamina A

8 mcg

11 mcg

Carotenos

50 mcg

65 mcg

Vitamina B1

0,03 mg

0,07 mg

Vitamina B2

0,02 mg

0,06 mg

Vitamina B3

0,3 mg

0,8 mg

Vitamina B6

0,11 mg

0,22 mg

Vitamina C

1 mg

1 mg

Vitamina K 4,7 mcg 15,6 mcg

Ácido fólico

7 mcg

9 mcg

Potássio

170 mg

940 mg

Cálcio

35 mg

240 mg

Fósforo

29 mg

72 mg

Magnésio 

20 mg

86 mg

Ferro

0,6 mg

2,6 mg

É importante ressaltar que para se obter os benefícios com o consumo do figo, é fundamental também manter uma dieta balanceada e saudável, associada à prática regular de atividades físicas.

Como consumir o figo

O figo é uma fruta que pode ser consumida fresca, desidratada ou na forma de conserva, em calda, podendo ser ingerido ao natural ou adicionada em preparações como compotas  e saladas.

No entanto, é importante priorizar o consumo da fruta fresca e com a casca, porque esta forma contém menos calorias e açúcar que as versões desidratadas e em calda.

A quantidade recomendada de figos, em uma dieta equilibrada, é de 2 unidades médias frescas ou 1 unidade desidratada por dia.

Além disso, também é possível preparar o chá com as folhas da figueira. Para isso, basta colocar 3 folhas médias, sem o caule e cortadas em pedaços, em 200 ml de água fervente. Tampar, deixar repousar por 5 a 10 minutos, coar e beber em seguida.

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações

O consumo excessivo de figo pode causar diarreia, cólicas abdominais e enjoos.

Pessoas que usam medicamentos para controle da diabetes ou pressão arterial, devem consultar um médico antes de consumir o chá de folhas de figo, porque o uso do chá pode causar hipoglicemia ou pressão baixa nestas situações.

Receitas saudáveis com figo

Imagem ilustrativa número 2

O figo pode ser usado em receitas saudáveis, como saladas, compotas ou torradas.

1. Salada de rúcula, nozes e figo

Ingredientes:

  • 3 xícaras de chá de rúcula;
  • 1/4 xícara de chá de nozes picadas;
  • 2 figos frescos picados;
  • 10 folhas de manjericão fresco;
  • 30 g de queijo de cabra ou mussarela em cubos;
  • Sal, pimenta e vinagre balsâmico a gosto;
  • 1 cebola roxa.

Modo de preparo:

Lavar bem e secar as folhas de rúcula e manjericão. Picar as folhas e colocar em uma tigela. Cortar a cebola em rodelas finas e acrescentar às folhas. Colocar os demais ingredientes na tigela e temperar com azeite, sal, vinagre balsâmico e pimenta a gosto.

2. Torrada com ricota e figos

Ingredientes:

  • 3 fatias médias de pão integral;
  • 30 g de ricota;
  • 2 figos frescos;
  • 1 colher de chá de tomilho fresco ou seco;
  • 1 colher de sobremesa de mel.

Modo de preparo:

Levar os pães ao forno para dourar um pouco. Enquanto isso, misturar a ricota com o tomilho e cortar os figos em fatias médias. Espalhar 1 colher de chá de ricota temperada nas torradas. Colocar 2 rodelas de figo sobre a ricota e finalizar com um fiozinho de mel.

3. Compota de figo sem açúcar

Ingredientes:

  • 1 kg de figos frescos;
  • 500 ml de água;
  • 1 pau de canela;
  • Suco de 1/2 limão.

Modo de preparo:

Lavar bem e cortar os figos em 4 pedaços. Em uma panela colocar os figos, a água, a canela e o limão, e levar ao fogo médio. Quando a mistura começar a ferver, abaixar o fogo, deixando cozinhar por 30 minutos. Após amornar retirar o pau de canela, amassar os figos com um garfo e colocar a compota em uma jarra de vidro com tampa. Esta compota pode ser usada para acompanhar torradas, crepes, saladas ou carnes, por exemplo.

Vídeos relacionados