Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Comer Fibras diminui o Colesterol

Aumentar o consumo de fibras diariamente é uma ótima estratégia para baixar os níveis de colesterol no sangue e por isso deve-se investir em alimentos como os integrais, frutas com casca e verduras.

Adicionar as sementes como gergelim, linhaça, girassol e papoila no iogurte, por exemplo, é uma forma muito fácil de aumentar a quantidade de fibra que consome regularmente, sendo uma boa forma de controlar o colesterol e ainda melhorar o trânsito intestinal.

Comer Fibras diminui o Colesterol

Porque as fibras ajudam a baixar o colesterol

As fibras ajudam no controle do colesterol porque elas carregam as pequenas moléculas de gordura para o bolo fecal, que pode ser eliminado naturalmente pelo corpo, mas para que tenham o efeito esperado também é importante beber bastante água ou líquidos claros como chá sem açúcar para garantir que o bolo fecla fica mais macio e pode percorrer todo o intestino, sendo eliminado com mais facilidade.

Alguns exemplos de alimentos ricos em fibras são:

  • Vegetais: vagem, couve, beterraba, quiabo, espinafre, berinjela;
  • Frutas: morango, laranja, pera, maçã, mamão, abacaxi, manga, uva;
  • Grãos: lentilha, ervilha, feijão, soja e grão-de-bico;
  • Farinhas: de trigo integral, farelo de aveia, germe de trigo;
  • Alimentos prontos: arroz integral, pão de sementes, biscoito integral;
  • Sementes: de linhaça, gergelim, girassol, papoila.

A função das fibras alimentares é principalmente regular o trânsito intestinal mas também proporcionam sensação de saciedade, têm capacidade de interferir na absorção de açúcares e gorduras, sendo desta forma uma ferramenta importante para o controle do peso, do colesterol e também dos triglicerídeos.

O que são fibras solúveis e insolúveis

As fibras solúveis são aquelas que se dissolvem na água e as insolúveis são aquelas que não se dissolvem na água. Para o controle do colesterol as mais indicadas são as fibras solúveis que se dissolvem na água formam um gel e permanecem mais tempo no estômago dando assim uma maior sensação de saciedade. Estas fibras também se ligam à gordura e açúcar que depois são eliminadas pelas fezes.

As fibras insolúveis como não se dissolvem na água, elas aceleram o trânsito intestinal porque aumentam o volume de fezes pois permanecem intactas por todo o trânsito intestinal melhorando a prisão de ventre, e ajudando a diminuir o aparecimento de hemorroidas e inflamações do intestino mas não são eficientes no controle do colesterol.

Uma boa forma de consumir a quantidade exata de fibras que ajudam no controle do colesterol é através de um suplemento de fibras como o Benefiber, por exemplo. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...