Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como controlar a Fenilcetonúria materna

Para que os níveis de fenilalanina se mantenham adequados sem representar risco para a saúde do bebê, em mulheres que nasceram com fenilcetonúria, é importante controlar a ingestão do aminoácido fenilalanina que está presente, especialmente, em alimentos como peixe, ovo, carne, leite, feijão, milho, amendoim, aveia.

Por isso, é necessário consultar o nutricionista para fazer a dieta com o nível de fenilalanina adequado e também suprir todas as necessidades nutricionais durante a gravidez.

A fenilcetonúria raramente passa de mãe para filho, mas somente quando o bebê nascer, ao realizar o teste do pezinho, os pais poderão saber se o bebê tem fenilcetonuria e adaptar a sua alimentação.

Como ter uma gravidez saudável com fenilcetonúria

A mulher que nasceu com fenilcetonúria deve, no mínimo 2 meses antes de engravidar, tem que consultar o obstetra para fazer um exame de sangue que avalia a quantidade de fenilalanina no sangue, ter orientações para uma correta alimentação e se necessário fazer suplementação nutricional porque a alimentação é restrita em proteína, que é um nutriente importante durante a gravidez.

A fenilcetonúria durante a gravidez deve ser controlada porque pode provocar retardo mental, microcefalia ou doença cardíaca no bebê.

Para controlar a fenilcetonúria durante a gestação

Antes da gravidez

O exame de sangue para monitorar a quantidade de fenilalanina antes de engravidar é feito duas vezes por semana durante 6 semanas e se os valores estiverem abaixo de 4 mg de fenilalanina por dl de sangue a mulher pode engravidar sem risco do bebê nascer com problemas de saúde.

Durante a gravidez

Durante a gravidez da mulher com fenilcetonúria recomenda-se a realização do exame de sangue para monitorar os níveis de fenilalanina de 15 em 15 dias até o nascimento do bebê.

A síndrome de fenilcetonúria materna é o aumento da quantidade de fenilalanina na corrente sanguínea da gestante que nasceu com fenilcetonúria. Para a mulher fenilcetonúrica engravidar e ter um bebê saudável é importante ter acompanhamento médico especializado antes de engravidar e durante toda a gestação.

Saiba como se alimentar neste caso:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...