Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Fenilalanina emagrece

A fenilalanina pode ajudar no controle do peso porque participa de processos que regulam a ingestão de alimentos e que dão ao corpo a sensação de saciedade. A fenilalanina é um aminoácido que pode ser encontrado naturalmente em alimentos ricos em proteínas, como carnes, peixes e leites e derivados, e na forma de suplementos vendidos em farmácias e lojas de produtos naturais.

O uso de suplementos de fenilalanina deve ser prescrito pelo médico ou pelo nutricionista e está contraindicado para pessoas com problemas como hipertensão, doenças cardíacas e mulheres grávidas.

Ação da fenilalanina no controle da fome

A fenilalanina atua no controle da fome porque participa da formação de dopamina e norepinefrina, substâncias importantes para a regulação da ingestão alimentar e que também estão envolvidas no controle do aprendizado, do humor e da memória. Além disso, a fenilalanina estimula a produção do hormônio colecistocinina, que age no intestino e dá ao corpo a sensação de saciedade.

Normalmente a dose recomendada de fenilalanina é de 1000 a 2000 mg por dia, mas varia de acordo com as características da pessoa, como idade, prática de atividade física e presença de problemas como estresse e ansiedade. No entanto, apenas a suplementação de fenilalanina não é suficiente para emagrecer, visto que a perda de peso só acontece quando há também uma alimentação saudável.

Alimentos ricos em fenilalaninaAlimentos ricos em fenilalanina
Suplemento de fenilalaninaSuplemento de fenilalanina

Cuidados que se deve ter com a suplementação de fenilalanina

É preciso ter cuidado com a suplementação de fenilalanina porque o excesso desse aminioácido pode trazer efeitos colaterais como azia, náuseas e dor de cabeça. A fenilalanina também está contraindicada nos casos de:

  • Doenças cardíacas;
  • Hipertensão;
  • Mulheres grávidas ou que amamentam;
  • Pessoas que tomam medicamentos para tratamento da depressão ou de outros transtornos psicológicos;
  • Pessoas com fenilcetonúria.

​​Assim, a suplementação de fenilalanina deve ser orientada pelo médico ou pelo nutricionista para garantir seus efeitos benéficos.

Alimentos ricos em fenilalanina

A fenilalanina está presente naturalmente nos alimentos ricos em proteína, como carnes, peixes, leite e derivados, castanhas, soja, feijão e milho. O consumo de fenilalanina na alimentação não traz riscos à saúde e apenas as pessoas com fenilcetonúria devem evitar esses alimentos. Veja uma lista completa de Alimentos ricos em fenilalanina.

Se você está querendo emagrecer, veja também:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...