Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda o que é Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa grave que pode ser transmitida pela picada de dois tipos de mosquitos, o Aedes Aegypti, ou o Haemagocus Sabethes. Essa doença causa sintomas como dor abdominal, dor de cabeça e febre e deve ser tratada de forma a aliviar os sintomas.

Indicamos aqui as 9 dúvidas mais comuns em relação a esta doença:

1. Qual a diferença entre Febre Amarela silvestre e urbana?

Existem dois tipos de febre amarela:

  • Febre amarela silvestre: É transmitida pela picada do mosquito Haemagogus Sabethes, que pica o macaco Gibão, que frequentemente possui o vírus circulante no sangue, e depois pica o homem;
  • Febre amarela urbana: É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, mas não há casos registrados no Brasil desde 1940.

Isso indica que há mais de 70 anos não há casos de febre amarela urbana no país, e todos os casos registrados são de febre amarela do tipo silvestre.

2. Qual a relação da Febre Amarela com os macacos?

Os macacos do tipo Gibão, que são muito comuns no Brasil, são frequentemente afetados pelo vírus da febre amarela. Assim, quando o vírus encontra-se circulando no seu sangue e ele é picado pelo mosquito  Haemagogus Sabethes, este fica infectado e transmite a doença ao picar o ser humano. 

Entenda o que é Febre Amarela
Entenda o que é Febre Amarela

3. Por que a pele fica amarelada?

A pele fica amarelada porque o vírus afeta o fígado impedindo que se formem fatores de coagulação sanguínea e aumenta a quantidade de bilirrubina no sangue. Como esta bilirrubina é amarela, seu acumulo na pele e nos olhos faz com que estes fiquem amarelados, caracterizando a doença.

4. A Febre Amarela passa de uma pessoa para outra?

A transmissão da febre amarela não é feita de indivíduo para indivíduo, pois ela só é transmitida por mosquitos contaminados. 

5. Qual a diferença entre a Dengue e a Febre Amarela?

A dengue só é transmitida pelo Aedes Aegypti mas não afeta o fígado, e a febre amarela pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes Aegypti ou Haemagocus Sabethes e sempre afeta o fígado. As duas doenças podem ser evitadas através da vacinação e de medidas de proteção como uso de repelentes.

6. Quais são os locais de risco de Febre Amarela?

Atualmente somente as regiões do litoral do Brasil não tem alto risco de ter febre amarela e todos os outros estados encontram-se em risco. No entanto nem todas as pessoas precisam ser vacinadas contra a febre amarela. 

Entenda o que é Febre Amarela

A vacina é recomendada para área que tenham casos de epidemia e pode ser tomada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença, como o Brasil e a África, podendo ser aplicada a partir dos 9 meses de vida. A vacina é contraindicada a gestantes, imunodeprimidos, que são os indivíduos com o sistema imune debilitado, e pessoas alérgicas à gema de ovo. Mais informações em: Vacina contra febre amarela.

7. Quais os sintomas e quando eles surgem?

Os sintomas da febre amarela incluem febre, dor de cabeça, calafrios, enjôo, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados e pode haver sangramento nas gengivas e nariz, fezes escuras e urina com sangue. Estes sintomas surgem entre 3 e 7 dias depois de ser picado pelo mosquito. Mais detalhes em: Sintomas de febre amarela.

8. Como é o tratamento?

O tratamento para febre amarela consiste apenas em aliviar os sintomas que a doença provoca através de medicamentos analgésicos e antitérmicos que não contenham ácido acetilsalicílico, que poderia levar à morte do paciente, e requer internamento hospitalar para evitar que a doença evolua para casos mais graves.

9. A Febre Amarela é grave?

Nos casos mais graves podem aparecer sintomas como problemas cardíacos, doenças dos rins e do fígado e hemorragias. Nas formas graves, o paciente deve ficar na UTI - Unidade de Terapia Intensiva. Se o paciente não receber assistência médica, pode morrer

Mais sobre este assunto:
Carregando
...