Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como emagrecer com farelo de aveia

A aveia é um cereal e, assim como todo cereal, é fonte de carboidratos. Porém, também é uma excelente fonte de fibras, proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5, o que faz dela um alimento muito saudável e pode ajudar até quem quer emagrecer, sendo assim, a quantidade recomendada é de 2 colheres de sopa por dia.

As fibras presentes na aveia ajudam a prolongar a saciedade e diminuem a sensação de fome, o que faz com que a pessoa coma em menor quantidade e faça escolhas mais inteligentes ao selecionar as refeições, tornando mais fácil resistir a doces, massas e outras fontes de carboidratos simples e refinados.

Além do farelo de aveia, existem a aveia em flocos, também rica em fibras e indicada para quem quer emagrecer, e a farinha de aveia que tem menos fibras, maior índice glicêmico e, por isso, o seu consumo deve ser controlado por diabéticos e por quem quer emagrecer.

Como emagrecer com farelo de aveia

Benefícios do farelo de aveia

Os principais benefícios do farelo de aveia para a saúde estão diretamente relacionados com as fibras presentes nesse alimento, o que faz dele um alimento funcional. Assim, os principais benefícios são:

  1. Reduz o colesterol ruim: a fibra beta-glucana absorve parte das gorduras presentes nos alimentos durante a digestão e as elimina nas fezes, diminuindo a formação de colesterol no sangue.
  2. Controla os níveis de açúcar no sangue e previne o diabetes: a fibra solúvel da aveia dissolve-se em água durante a digestão e forma um gel viscoso, o que torna mais lenta a absorção de glicose pelo intestino e evita picos de açúcar no sangue.
  3. Ajuda a emagrecer: durante a digestão, as fibras da aveia formam um gel que aumenta o volume do alimento no estômago e torna a digestão mais lenta, o que prolonga a saciedade e reduz a fome durante o dia.
  4. Previne o câncer de intestino: as fibras da aveia mantêm a saúde do intestino, pois estimulam o desenvolvimento de uma flora saudável, previnem a prisão de ventre e regulam o trânsito intestinal. Todos esses fatores reduzem a produção de toxinas no intestino, o que previne o câncer, principalmente de cólon.

As fibras podem ser encontradas em maior quantidade no farelo de aveia e na aveia em flocos. Sendo assim, o consumo desses alimentos é altamente indicado para pessoas que querem emagrecer e para quem tem colesterol alto e/ou diabetes, enquanto o consumo da farinha deve ser limitado na alimentação.

Além disso, por aumentar a saciedade, o consumo de farelo de aveia é permitido desde a primeira fase da dieta Dukan. Conheça todas as fases da dieta Dukan e as orientações para segui-la.

Preço e onde comprar

O preço do farelo de aveia custa em média R$ 5,00 por 200g e pode ser comprado em supermercados ou em lojas de produtos naturais.

Como emagrecer com farelo de aveia

Receita de Panqueca Proteica com Farelo de Aveia

Esta panqueca é fonte de proteínas, fibras e carboidratos e por isso é uma ótima escolha para um lanche da tarde para quem quer emagrecer, por exemplo.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia;
  • 2 ovos
  • 1 banana

Modo de preparo

Bater a banana e os ovos até obter uma massa homogênea. Acrescentar o farelo e misturar bem. Despejar uma concha de massa em uma frigideira aquecida em fogo médio e cozinhar por cerca de 1 minuto, virando com a ajuda de uma espátula e prosseguindo com o cozimento durante mais 1 minuto. Repetir a operação até acabar a massa.

Como escolher a melhor aveia para emagrecer

O grão de aveia é dividido em camadas. Quanto mais interna a camada, mais carboidratos e menos fibras e nutrientes. Então, quanto mais processado e refinado for o grão, menores os benefícios nutricionais.

Farinha de aveia

É feita da parte mais interna do grão de aveia. Sendo assim, descarta a maior parte das fibras e nutrientes e mantém os carboidratos.

Devido a sua menor quantidade de fibras, a farinha tem maior índice glicêmico. Ou seja, depois de digerida, o açúcar formado pelos carboidratos vai para o sangue de forma rápida e pouco controlada. 

Por isso, biscoitos feitos com farinha de aveia podem ser um ótimo lanche antes do treino para quem vai gastar energia, mas se o objetivo for emagrecimento, o ideal é escolher opções de lanche com maior quantidade de fibras.

Farelo de aveia

O farelo é feito com a casca dos grãos de aveia e, por isso, tem muitas fibras que ajudam no trânsito intestinal, no controle da glicose e do colesterol no sangue e prolongam a sensação de saciedade, controlando a fome e ajudando a emagrecer.

mas isso não significa que ele seja um alimento sem carboidrato, e sim uma alternativa saudável com alto teor de fibras.

Flocos de aveia

Podem ser encontrados em flocos finos ou grossos, o que muda é apenas se foi mais ou menos moído, mas as propriedades e benefícios nutricionais são os mesmos.

São feitos a partir dos grãos inteiros de aveia que são prensados até ficarem com o formato achatado. Pode-se dizer que é a aveia integral, pois preserva todos os nutrientes do grão: carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

Também é uma ótima opção para quem quer emagrecer, pois, assim como o farelo de aveia, controla a saciedade e diminui a sensação de fome.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...