Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Avitaminose (falta de vitaminas): sintomas, causas e tratamento

A avitaminose consiste na falta de vitaminas no corpo, o que normalmente é causado pela má absorção do organismo ou pela falta de ingestão vitamínica na forma de alimentos ou suplementos. As vitaminas são necessárias para o bom funcionamento do corpo humano e estão presente nos alimentos em geral, mas especialmente nas frutas e legumes.

A melhor maneira de consumir todas as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo é fazer uma alimentação saudável e variada, de preferência incluindo alimentos frescos e biológicos. Mas, a suplementação vitamínica com comprimidos também é uma alternativa para prevenir a falta de vitaminas (avitaminose) e suas consequências, ou tratá-la, embora o consumo de complexos vitamínicos não deva substituir uma boa alimentação, nem ser consumido sem orientação e supervisão médica.

Avitaminose (falta de vitaminas): sintomas, causas e tratamento

Principais sintomas

Os sintomas de falta de vitaminas no organismo são muito variados porque dependem da vitamina que falta, mas também da intensidade da carência vitamínica.

Alguns dos sinais e sintomas mais típicos de avitaminose podem ser:

  • Pele seca e áspera com descamação
  • Atraso no crescimento em crianças
  • Problemas no desenvolvimento cognitivo e motor em crianças
  • Sono diurno
  • Cansaço

Para diagnosticar doenças ligadas a avitaminoses, além dos sintomas e história clínica do paciente, existem exames clínicos para se determinar exatamente qual é a vitamina em falta no organismo que está causando a doença.

O que causa falta de vitaminas

A falta de vitaminas pode ser causada pela ingestão de uma alimentação pouco variada, como no caso de pessoas que não gostam de comer muitas frutas ou verduras, que são os alimentos fonte de vitaminas, chamados alimentos reguladores, que mantêm o bom funcionamento do organismo e previnem o desenvolvimento de algumas doenças que podem ser consequência da avitaminose.

Outra das possíveis causas da falta de vitamina no organismo pode ser a deficiência na absorção dos nutrientes. Neste caso, apesar de haver ingestão de alimentos fonte de vitaminas, o organismo não é capaz de absorver e o corpo entra em avitaminose. Por exemplo no caso de pessoas que consomem muitos laxantes ou que consomem muitas fibras, que não permitem que o as bactérias do intestino fermentem devidamente o bolo fecal e absorvam as vitaminas.

Algumas vezes a deficiência digestiva pela falta de determinadas enzimas também pode causar avitaminose, sendo por isso muito importante que um profissional de saúde especializado avalie a origem da avitaminose.

Doenças causadas pela falta de vitaminas

A falta de vitaminas pode levar ao surgimento de várias doenças, sendo que as mais comuns são:

Para combater essas doenças, o melhor é a prevenção através de uma alimentação variada com consumo de carnes, peixe, hortaliças, legumes e frutas.

Como é feito o tratamento

O melhor tratamento para a falta de vitaminas é a suplementação com a vitamina em falta sob a forma de comprimidos ou injeção. Porém, muitas vezes, para reverter sintomas de avitaminose leve, como a queda de cabelo ou pele ressecada, uma alimentação mais cuidada corrige a carência.

Assim, o ideal é consultar um clínico geral para identificar a vitamina que está em falta e também um nutricionista, para criar um plano alimentar, com ou sem a ajuda de suplementos, que permita reverter a carência vitamínica.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem