Exercícios para artrose no joelho

Atualizado em setembro 2021

Os melhores exercícios em caso de artrose no joelho são os que fortalecem os músculos da parte da frente da coxa, e também a parte lateral e interna, porque assim os músculos ficam fortes e diminuem a sobrecarga dos joelhos.

Os exercícios devem ser realizados todos os dias, com séries de repetição de 3 x 20. Isto é, cada exercício deverá ser realizado 20 vezes e então há 15 segundos de descanso. Depois deve-se realizar mais 2 séries iguais a esta.

Os exercícios devem ser prescritos pelo fisioterapeuta, de forma individualizada, mas alguns mostrados nesse vídeo:

A artrose é uma degeneração da articulação que causa dor e incômodo, e apesar de não ter cura, pode haver uma grande melhora dos sintomas com a fisioterapia, além dos remédios indicados pelo médico. Outras medidas que podem ajudar no sucesso do tratamento são modificações na vida diária como, perder peso, evitar fazer esforços, preferir usar tênis ou sapato muito confortável do que andar de chinelos ou descalço, por exemplo. Conheça mais sobre a artrose no joelho.

Exercícios de Pilates

Os exercícios de Pilates para artrose no joelho devem ser orientados por um fisioterapeuta com conhecimento específico da técnica. Existem diversos exercícios de Pilates que podem ser utilizados no tratamento da artrose e a sua aplicação vai depender do grau da lesão e dos sintomas apresentados pelo indivíduo.

Uma opção de exercício de Pilates é a elevação do tronco apoiado na bola, em que com os pés apoiado na bola, a pessoa deve elevar o quadril e o tronco o máximo de conseguir. Esse movimento ajuda a fortalecer os músculos da perna e localizados ao redor do joelho, garantindo maior estabilidade e ajudando a aliviar os sintomas da artrose, além de melhorar a mobilidade.

Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos de baixo impacto como caminhada leve, com um tênis apropriado, hidroterapia ou hidroginástica também podem ser realizados para ajudar no fortalecimento do joelho e aliviar os sintomas da artrose, no entanto é importante que sejam orientados pelo médico ou fisioterapia, uma vez que pode haver variações de acordo com a gravidade da lesão apresentada.

Exercícios de musculação

Os exercícios de musculação são ótimos para o tratamento da artrose no joelho, pois ajudam a fortalecer os músculos da perna, aumentam a densidade óssea e diminuem a dor. É importante fortalecer os músculos que formam o quadríceps em caso de osteoartrose no joelho, pois eles controlam o impacto do pé no chão, diminuindo a degeneração da articulação dos joelhos e diminuindo a necessidade de cirurgia, podendo ser indicada a realização de agachamento e extensão de perna, por exemplo.

No entanto, é fundamental que exista a liberação do médico e orientação do fisioterapeuta ou profissional de educação física, pois assim é possível garantir que os movimentos estão sendo realizados corretamente e que não há risco de piora da artrose. Conheça outros exercícios para fortalecer o joelho.

O que não é recomendado

Nem todo tipo de atividade física é indicada para quem tem artrose no joelho, alguns exemplos desaconselhados são corrida, jump, step e lutas marciais, por exemplo, pois podem produzem grande impacto nos joelhos, podendo aumentar a lesão, agravando a doença e aumentando a necessidade de cirurgia.

Além dos exercícios, para controlar a dor no joelho e melhorar a qualidade de vida da pessoa é preciso investir em outras formas de tratamentos que incluem alimentação, uso de remédios e terapias alternativas, por exemplo. Veja mais detalhes do tratamento para artrose.

Vídeos relacionados