Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Exames para Doença de Lyme

A doença de Lyme pode ser detectada através de exames de sangue que podem ser feitos cerca de 3 a 6 semanas depois do paciente ser mordido pelo carrapato, que é o tempo necessário para a infecção se desenvolver e aparecer nos exames.

Desta forma, os exames que podem ser utilizados para detectar a doença de Lyme incluem:

  • Exame ELISA: exame de sangue que ajuda a detectar os anticorpos específicos produzidos pelo sistema imune para matar a bactéria causadora da doença;
  • Exame de Western Bolt: é utilizada uma pequena amostra de sangue para estudar as proteínas que os anticorpos usaram para combater a bactéria causadora da doença.

O paciente é diagnosticado com a doença de Lyme quando os resultados destes dois exames são positivos.

Além dos exames, o médico também usa os sintomas da doença para fazer o diagnóstico como a mancha vermelha e circular característica da doença de Lyme. Para saber mais sobre os sintomas, consulte: Sintomas da Doença de Lyme.

Tratamento da doença de Lyme

Depois do médico confirmar o diagnóstico da doença de Lyme, o paciente deve começar logo o tratamento que inclui o uso de antibióticos como a Doxiciclina para matar a bactéria.

O tratamento deve ser iniciado o mais rapidamente possível para evitar o aparecimento de complicações como meningite ou artrite, por exemplo. Nestes casos, em que a bactéria já alcançou as articulações ou nervos, o paciente poderá ter que ficar internado para receber os antibióticos pela veia.

Leia mais sobre o Tratamento para doença de Lyme.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...