Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feito o exame de saliva para identificar o HPV

Dezembro 2019

Pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo método de diagnóstico para o câncer orofaríngeo causado pelo vírus papiloma humano, o HPV. Esse novo método de diagnóstico, chamado de teste acusticofluídico de isolamento de exossoma salivar, permite a identificação da estirpe do vírus HPV responsável por esse tipo de câncer por meio da coleta de saliva.

Os pesquisadores verificaram que esse método, quando comparado aos outros já existentes, permitia a identificação rápida do vírus, representando início rápido do tratamento e maiores chances de recuperação. De acordo com os pesquisadores esse teste é importante para o diagnóstico do câncer orofaríngeo principalmente em jovens, que normalmente não vão ao médico sem que possuam sintomas. 

Como é feito o exame de saliva para identificar o HPV

Como foi desenvolvido esse teste

Vários estudos foram realizados com o objetivo de realizar o diagnóstico do câncer orofaríngeo a partir da detecção do vírus HPV na saliva, no entanto esses estudos não apresentaram resultados satisfatórios, principalmente devido à viscosidade da saliva e ao método de coleta. Por isso, os pesquisadores da Universidade de Duke, desenvolveram um teste acusticofluídico, que é baseado em dois princípios da biofísica, a acústica e a microfluídica, e que corresponde a um dispositivo simples que funciona por meio de etapas automáticas, sem que sejam necessários instrumentos ou técnicos treinados. Além disso, o teste acusticofluídico é capaz de realizar o isolamento em pouco tempo, em até 20 minutos, e não é necessária grande quantidade de amostra.

A partir do teste acusticofluídico desenvolvido, foi possível isolar o exossoma salivar e identificar a estirpe do vírus HPV responsável pela doença, o HPV-16, independente da viscosidade da saliva e do modo de coleta, sendo, portanto, um método mais eficaz que os anteriores. O exossoma salivar corresponde a um complexo de proteínas presentes na saliva e que, no câncer orofaríngeo, pode ser rico em biomarcadores associados com o vírus HPV-16, tornando o diagnóstico da doença mais sensível e eficaz, além de melhorar o prognóstico.

Os pesquisadores verificaram que por meio desse teste foi possível verificar um alto rendimento e um elevado grau de pureza no que diz respeito ao isolamento do exossoma salivar, podendo esse exossoma ser também aplicado nas biópsias líquidas.

Como e feito o diagnóstico do câncer orofaríngeo?

Atualmente o diagnóstico do câncer orofaríngeo é feito por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa e de resultados dos exames que devem ser indicados pelo médico, como laringoscopia, endoscopia com biópsia e exames de imagem. No entanto esses exames na maioria das vezes só são realizados quando a pessoa apresenta sinais e sintomas relacionados com a doença, o que muitas vezes só acontece em estágios mais avançados.

Por isso, o diagnóstico desse tipo de câncer por meio da saliva é uma forma de fazer com que o diagnóstico seja feito de forma rápida, menos invasiva e mais precisa, havendo também maior rapidez no início do tratamento caso haja necessidade.

Bibliografia >

  • WANG, Zeyu et al. Acoustofluidic Salivary Exosome Isolation: A Liquid Biopsy Compatible Approach for Human Papillomaviruse-Associated Oropharyngeal Cancer Detection. The Journal of Molecular Diagnostics. Vol 22. 1 ed; 50-59, 2020
  • DIARIO DE YUCATAN. Científicos crean prueba de saliva para deteción VPH. Disponível em: <https://www.yucatan.com.mx/salud/cientificos-crean-prueba-de-saliva-para-detecion-vph>. Acesso em 30 Dez 2019
  • GENETIC ENGINEERING AND BIOTECHNOLOGY NEWS. Saliva-Based Test Detects Presence of Human Papillomavirus. Disponível em: <https://www.genengnews.com/news/saliva-based-test-detects-presence-of-human-papilloma-virus/>. Acesso em 30 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem