Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ácido retinóico para estrias: benefícios e como usar

O tratamento com ácido retinóico pode ajudar a eliminar as estrias, pois aumenta a produção e melhora a qualidade do colágeno, o que estimula a firmeza da pele e a redução da largura e o comprimento das estrias. Este ácido é também conhecido como Tretinoína, um composto derivado da vitamina A que é muito utilizado para tratamentos de pele, como remoção de manchas e rejuvenecimento.

O seu uso está disponível em várias concentrações na forma de cremes ou géis de 0,01% a 0,1% ou para a realização de peeling químico em concentrações mais elevadas de 1% a 5%, indicados com a orientação do dermatologista de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Além de tratar as estrias, o ácido retinóico atua promovendo a retirada de células mortas, diminuição de manchas e rugas, além de melhorar o aspecto da pele. Saiba mais sobre os outros benefícios do ácido retinóico e como usar

Ácido retinóico para estrias: benefícios e como usar

Onde comprar

O ácido retinóico é comprado em farmácias comuns ou farmácias de manipulação com receita médica, e o seu preço varia de acordo com a marca do produto, o local, a concentração e a quantidade, podendo ser encontrado entre cerca de 25,00 a 100,00 reais a unidade do produto.

As concentrações mais elevadas, de 1 a 5%, para realização de peeling químico, são muito potentes e são encontradas em clínicas de estética, devendo ser aplicadas por um profissional habilitado para evitar complicações na pele. 

Como funciona

O ácido retinóico é uma boa forma de tratar as estrias, pois: 

  • Aumenta produção de colágeno;
  • Estimula o preenchimento das camadas da pele;
  • Aumenta a firmeza da pele;
  • Melhora a vascularização e circulação da pele.

Os efeitos são alcançados mais facilmente nas estrias vermelhas, que são mais iniciais, apesar de também se poder obter bons resultados no tratamento das estrias brancas.

Como usar

O ácido retinóico na forma de creme deve ser utilizado aplicando-se uma fina camada fina de creme ou gel, como rosto limpo e seco, massageando suavemente. 

Já o peeling químico de ácido retinóico deve ser realizado em clínicas de estética ou no consultório do dermatologista, pois é um tratamento que leva a esfoliação da camada mais superficial da pele. Saiba quais são as vantagens do peeling químico e como é feito

O tempo de tratamento e a frequência das aplicações varia conforme o tamanho das estrias e da sua espessura, e devem ser orientados por um profissional qualificado. Além do ácido retinóico, existem outros tratamentos que podem ser combinados para se obter um melhor efeito, e incluem a carboxiterapia, laser de CO2, intradermoterapia ou microagulhamento, por exemplo. Saiba quais são os melhores tratamentos para estrias

Além disso, durante o tratamento com qualquer ácido é recomendado não expor-se ao sol e utilizar um creme hidratante à base de vitamina C para ajudar na cicatrização da pele.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...