Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda por que o estresse dificulta a gravidez

O estresse pode causar infertilidade, na mulher, devido a alterações na ovulação e na menstruação, e, no homem, por alterações na formação do sêmen e dificuldade de manter a ereção.

Além disto, a frustração causada por não conseguir ter um filho, pode aumentar ainda mais a sensação de ansiedade do casal, e adiar cada vez mais os planos da gravidez.

Nestes casos, é recomendado que, aos casais que planejam ter filhos, procurem investir em atividades de lazer, férias, esporte e meditação, para aumentar as chances de engravidar e diminuir as dificuldades causadas pelo estresse. 

Entenda por que o estresse dificulta a gravidez

Como o estresse dificulta engravidar

O estresse e a ansiedade, além de causarem várias alterações ruins no organismo, também dificultam as chances de engravidar, porque:

  • Na mulher, ocorrem alterações em hormônios e no corpo, como atraso da menstruação, desregulação da ovulação, diminuição da vontade ter relações sexuais e liberação de substâncias que contraem a musculatura do útero e dificultam o desenvolvimento do bebê;
  • No homem, causam alterações no funcionamento dos testículos, alteração na formação dos espermatozóides, ejaculação precoce e diminuição do tempo de ereção.

O estresse também é prejudicial para as mulheres que conseguiram engravidar, porque o cortisol e adrenalina aumentados pela ansiedade causam risco de ter pressão alta e diabetes na gravidez, além da possibilidade de parto prematuro, afetando o desenvolvimento da gravidez e do bebê.

O que fazer

O casal que tem dificuldade para engravidar precisa de apoio psicológico, com psicólogo ou psicoterapeuta, e de estímulo para falar sobre seus sentimentos. A pressão para engravidar e a frustração que o casal pode sentir pioram ainda mais o estresse, o que dificulta não só a gravidez, mas também a relação a dois.

É recomendado investir em atividades que aumentam o bem-estar e o relaxamento, como sair de férias, planejar uma viagem, realizar atividades físicas pelo menos 3 vezes na semana e meditação para, assim, diminuir os níveis de estresse e aumentar as chances de engravidar.

Veja dicas de como aumentar as chances de engravidar naturalmente.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...