Estiramento muscular: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em maio 2022

O estiramento muscular é a lesão que acontece quando um músculo se estica em excesso, rompendo as fibras musculares, o que é mais comum após um esforço físico excessivo, por exemplo.

Assim que acontece o estiramento, a pessoa pode sentir uma dor intensa no local da lesão, além de também poder notar diminuição da força muscular e da flexibilidade.

Para aliviar a dor e promover a recuperação mais rápida do estiramento muscular, é recomendado repousar o músculo lesionado e aplicar gelo, além de também poder ser indicado o uso de remédios anti-inflamatórios ou sessões de fisioterapia.

Imagem ilustrativa número 2

Sintomas de estiramento muscular

Os principais sintomas de estiramento muscular são:

  • Dor intensa no local do estiramento;
  • Perda de força muscular;
  • Diminuição da amplitude do movimento;
  • Diminuição da flexibilidade.

O estiramento muscular acontece com mais frequência na musculatura da coxa e nas panturrilhas, mas também pode acontecer nas costas e nos braços.

É importante que assim que surgirem sintomas sugestivos de estiramento se consulte um ortopedista ou fisioterapeuta, para que seja avaliada a gravidade da lesão e indicado o tratamento mais adequado.

Diferença entre distensão e estiramento muscular

A principal diferença entre a distensão e o estiramento muscular é o local onde ocorre a lesão:

  • Estiramento muscular: a lesão ocorre nas fibras musculares vermelhas, que estão localizadas no meio do músculo.
  • Distensão muscular: a lesão ocorre no tendão ou envolve a junção músculo-tendínea, que é exatamente o local onde há a união entre o tendão e o músculo, próximo da articulação.

Apesar de possuírem a mesma causa, sintomas, classificação e tratamento, não devem ser utilizados como sinônimos, pois possuem significados diferentes, já que o local da lesão não é o mesmo.

Principais causas

A principal causa do estiramento muscular é o esforço excessivo para realizar uma contração muscular, o que pode acontecer durante uma corrida, jogo de futebol, vôlei ou basquete, por exemplo. Além disso, também ser causado por movimentos bruscos, esforços prolongados, fadiga muscular ou uso inadequado de equipamentos de treino.

Graus de estiramento muscular

De acordo com a gravidade da lesão, o estiramento pode ser classificado em:

  • Grau 1: há estiramento das fibras musculares, mas não há ruptura. Assim, a dor é mais leve e melhora em cerca de 1 semana;
  • Grau 2: há uma pequena ruptura no músculo ou no tendão, o que causa dor mais forte. A recuperação acontece em cerca de 8 a 10 semanas;
  • Grau 3: é caracterizada pela ruptura total do músculo ou do tendão, causando sintomas como dor intensa, inchaço e calor na região lesionada. A recuperação varia entre 6 meses a 1 ano.

Para avaliar o grau do estiramento muscular, o ortopedista poderá apenas avaliar os sintomas apresentados ou indicar a realização de uma ressonância magnética ou exame de ultrassom.

Como é feito o tratamento

O tratamento do estiramento muscular deve ser indicado pelo médico de acordo com os sintomas apresentados, resultado dos exames e gravidade da lesão, mas normalmente é indicado o uso de remédios anti-inflamatórios, para aliviar os sintomas, e sessões de fisioterapia, para favorecer a recuperação muscular.

É importante também ficar em repouso e aplicar compressas geladas 3 a 4 vezes por dia.

Veja no vídeo a seguir mais informações sobre o estiramento muscular e seu tratamento:

youtube image - COMO TRATAR ESTIRAMENTO MUSCULAR

Vídeos relacionados