Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais Efeitos Colaterais da contracepção definitiva Essure

Essure é uma forma de evitar da gravidez de forma definitiva, que consiste na colocação de duas pequenas molas de metal no interior de cada trompa uterina, o que bloqueia a passagem dos espermatozoides, evitando assim a gravidez indesejada.

Este método contraceptivo funciona de forma semelhante à laqueadura das trompas, que é quando o médico corta cada trompa, mas no caso do Essure, são colocados 2 molas em forma de espiral, o que inflama naturalmente esta área, o que resulta na produção de um tecido que reveste completamente as molas, bloqueando as trompas. Dessa forma o corpo forma uma barreira natural, impedindo a passagem dos espermatozoides, sem a necessidade de usar hormônios.

Principais Efeitos Colaterais da contracepção definitiva Essure

Principais efeitos colaterais

A colocação de Essure pode causar problemas como saída do implante do local onde é colocado, causar dor durante sua colação, cólicas, sangramento vaginal, dor abdominal no pé da barriga e nas costas por alguns dias. Também pode surgir dor de cabeça, náusea, vômito, tontura, desmaio. Embora raro, Essure pode ser expulso naturalmente pelo corpo ou se deslocar e nesse caso não é eficaz na contracepção aumentando o risco de gravidez ectópica, uma situação que coloca em risco a vida da mulher e que não permite o desenvolvimento do embrião.

Além disso, a mulher também pode apresentar reação alérgica ao níquel e desenvolver sintomas como coceira no corpo e inchaço, e não existe nenhuma forma de saber se a pessoa irá desenvolver esta alergia, ou não. Caso haja alergia, Essure precisa ser retirado através de uma cirurgia.

Quando é indicado

A colocação de Essure é indicada para a mulher que já tive filhos e que deseja uma contracepção definitiva. Assim, é comum que sua colocação ocorra após os 35 anos de idade ou de acordo com a vontade do casal em não ter filhos, mas como é um método irreversível, o médico pode aconselhar que o casal espere até cerca de 40 anos, que é quando a gravidez já é desaconselhada por haver maiores riscos para a mulher e para o bebê.

Como é colocado

Essure pode ser colocado numa micro cirurgia, realizada num consultório médico por um histeroscopista e não pelo ginecologista. O procedimento é feito sem cortes e o material necessário para colocação desta 'mola' entra pelo canal vaginal.

Geralmente o corpo leva cerca de 3 meses para formar a barreira necessária para impedir a passagem dos espermatozoides, e durante este período a mulher deve usar outras formas de se proteger de uma gravidez indesejada, como camisinha ou pílula contraceptiva. A mulher só deve abandonar outros métodos contraceptivos após realizar um ultrassom e raio X com constaste e o médico observar que o corpo formou a barreira necessária para a proteger.

Quem não pode usar

Além de não ser indicado para as mulheres que ainda desejam engravidar, também não é indicado para mulher com idade inferior a 21 anos ou com mais de 45. Também é contraindicado para mulher que apresenta suspeita de gravidez, tem apenas uma trompa de falópio ou há alguma obstrução, caso já tenha realizado a ligadura das trompas, se é alérgica ao contraste usado no raio x, se tiver sangramento vaginal sem causa aparente, em caso de câncer ou suspeita de câncer no sistema reprodutor, se esteve grávidas nas últimas 6 semanas, ou se tem alguma infecção ginecológica ativa.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...