Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Escrofulose: doença de origem tuberculosa

A escrofulose, também chamada de tuberculose ganglionar, é uma doença que se se manifesta pela formação de tumores duros e dolorosos nos gânglios linfáticos, principalmente nos que se localizam no queixo, pescoço, axilas e virilhas, devido a presença do Bacilo de Koch fora dos pulmões. Os abcessos podem abrir e libertar um secreção amarela ou incolor.

Sintomas da escrofulose

Os sintomas da escrofulose são:

  • febre
  • emagrecimento
  • presença de gânglios linfáticos inflamados

Como diagnosticar a escrofulose

Para diagnosticar a escrofulose são necessários exames de BAAR, que consiste num exame que pesquisa a os Bacilos Álcool- Ácido Resistentes nas secreções como catarro ou urina e cultura para identificar o Bacilo de Koch (BK) no material retirado do gânglio através de uma punção ou biópsia.

Ter a tuberculose pulmonar ou extra pulmonar previamente comprovada também é uma das sugestões da doença.

 Como tratar a escrofulose

O tratamento para a escrofulose é feito durante aproximadamente 4 meses com a toma de medicamentos como por exemplo a Rifampicina, Isoniazida e a Pirazinamida, nas concentrações indicadas pelo médico.

A  "limpeza" do sangue é muito importante no tratamento desta doença por isso deve-se insistir no consumo alimentos depurativos como por exemplo o agrião, pepino ou mesmo o abacaxi.

A prática da atividades físicas leves devem ser estimuladas para promover a sudorese.

A escrofulose atinge em maior número os homens em idade reprodutiva, especialmente os portadores do vírus HIV, Aids que estejam contaminados com o Bacilo de Koch.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...