Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Escleroterapia funciona?

A escleroterapia é um tratamento muito eficaz para diminuição e eliminação das varizes, mas depende de alguns fatores, como a prática do médico angiologista, eficácia da substância injetada na veia, resposta do organismo da pessoa ao tratamento e tamanho dos vasos. 

Esta técnica é ideal para tratar varizes de pequeno calibre, até 2 mm, e vasinhos, não sendo tão eficaz na eliminação das grandes varizes. Contudo, mesmo que o indivíduo tenha somente pequenas varizes na perna e faça algumas sessões de escleroterapia, se ele não seguir algumas orientações médicas, ser sedentário e ficar muito tempo de pé ou sentado, outras varizes poderão surgir.

A escleroterapia pode ser feita com espuma ou glicose, sendo a com espuma indicada para o tratamento das grandes varizes. Além disso pode ser feita a laser, porém os resultados não são tão satisfatórios e pode precisar de tratamento complementar com espuma ou glicose para eliminar as varizes. Quando a escleroterapia com glicose não consegue eliminar os vasos de grande calibre, é recomendada a cirurgia, principalmente se a veia safena, que é a veia principal da perna e da coxa, estiver envolvida. Saiba como é feita a escleroterapia com glicose e a escleroterapia com espuma.

Escleroterapia funciona?

Quando fazer a escleroterapia

A escleroterapia pode ser feita com finalidade estética, mas também quando pode representar risco para a mulher. Nas veias muito dilatadas, o fluxo sanguíneo fica mais lento, o que pode levar a formação de coágulos e, posteriormente, ser estabelecido um quadro de trombose. Veja como identificar a trombose e o que fazer para evitar.

As sessões de escleroterapia duram em média 30 minutos e devem ser feitas 1 vez por semana. O número de sessões depende da quantidade de vasinhos a serem eliminados e do método utilizado. Geralmente a escleroterapia a laser necessita de menos sessões para que se possa notar o resultado. Saiba como funciona a escleroterapia a laser.

Como evitar que as varizes voltem

É importante após a escleroterapia tomar alguns cuidados para evitar que as varizes voltem a aparecer, como:

  • Evitar usar salto alto todos os dias, pois pode comprometer a circulação;
  • Evitar excesso de peso;
  • Realizar atividades físicas com acompanhamento profissional, pois a depender do exercício pode haver maior tensão nos vasos;
  • Usar meias de compressão elástica, principalmente após a escleroterapia com glicose;
  • Sentar ou deitar com as pernas para cima;
  • Evitar ficar sentada o dia todo;
  • Parar de fumar;
  • Buscar orientação médica antes de usar pílula anticoncepcional.

Outros cuidados que devem ser tidos após a escleroterapia são o uso de hidratantes, de filtro solar, evitar depilação e exposição da região tratada ao sol para que não haja o aparecimento de manchas. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...