Erva-mate: o que é, benefícios e como preparar

Atualizado em dezembro 2023
Evidência científica

A erva-mate é uma planta medicinal usada para preparar chás estimulantes e revigorantes, proporcionando muitos benefícios para a saúde, como combater a fadiga, diminuir o colesterol, ajudar no emagrecimento e fortalecer o sistema imunológico, por ser rica em compostos bioativos como cafeína, saponinas, teobromina, polifenóis e flavonoides.

A erva-mate (Ilex paraguariensis) é muito consumida na América do sul e pode ser comprada na forma desidratada ou em sachês, em lojas de produtos naturais ou supermercados.

Essa planta é usada principalmente para preparar bebidas quentes ou geladas como chá matechimarrão ou tereré, podendo ser preparada sozinha ou junto com outras ervas e sucos naturais de frutas cítricas.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios da erva-mate para a saúde são:

1. Favorecer o emagrecimento

A erva-mate favorece o emagrecimento, porque a cafeína presente em sua composição tem efeito termogênico, que acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia e aumente a queima de gordura corporal.

No entanto, para ajudar no emagrecimento, a erva-mate deve ser consumida junto com uma dieta saudável e a prática regular de atividades físicas. Veja como fazer uma dieta saudável para emagrecer.

2. Combater o cansaço

A cafeína presente na erva-mate atua bloqueando os efeitos da adenosina, substância que causa cansaço e sonolência, além de aumentar a liberação de como adrenalina, norepinefrina, dopamina, glutamato e serotonina, neurotransmissores que têm efeito estimulante.

Assim, a erva-mate ajuda a combater o cansaço e o desânimo, sendo uma boa opção para beber ao acordar ou após o almoço. No entanto, a erva-mate deve ser evitada no final da tarde e à noite, pois nesses horários pode causar insônia e dificultar o sono.

3. Diminuir o colesterol "ruim"

A erva-mate é rica em saponinas, xantinas e flavonoides, compostos bioativos que impedem a oxidação das células de gordura, ajudando a diminuir os níveis de colesterol "ruim", LDL, e triglicerídeos no sangue.

No entanto, a erva-mate não deve substituir o tratamento indicado pelo médico e/ou nutricionista para diminuir o colesterol alto, podendo ser usada para complementar o tratamento medicamentoso.

4. Prevenir a diabetes

A erva-mate contém compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, que mantém a saúde do pâncreas, que é o órgão responsável pela produção de insulina, ajudando a regular os níveis de glicose sanguíneo e prevenindo o surgimento da resistência à insulina e da diabetes.

5. Melhorar o humor

A erva-mate ajuda a melhorar o humor, por ser uma planta com ótimas quantidades de cafeína e teobromina, que são compostos que estimulam a liberação de serotonina no organismo, um neurotransmissor que participa da regulação do bem-estar, do humor e do sono.

6. Fortalecer o sistema imunológico

Por ser rica em saponinas e teobromina, que são compostos bioativos com ação anti-inflamatória, a erva-mate ajuda a fortalecer o sistema imunológico, ajudando no combate às infecções causadas por vírus, bactérias e fungos. Veja outras dicas para aumentar a imunidade.

7. Prevenir doenças cardiovasculares

A erva-mate é rica em polifenois com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que mantém a saúde das artérias e impedem controlam os níveis de colesterol "ruim", LDL no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou derrame.

Como preparar

A erva-mate pode ser preparada usando-se as folhas e os ramos secos, torrados ou triturados, ou na forma de sachê.

Essa erva pode ser usada no preparo de infusões quentes ou frias, como chá mate, chimarrão ou tereré, sendo consumida sozinha ou junto com sucos naturais, outras ervas e leite, por exemplo.

1. Chá mate

O chá mate pode ser feito com as folhas e ramos secos ou com sachês, sendo consumido quente ou gelado.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de folhas torradas , ou 1 sachê, de erva-mate;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Numa panela, colocar a água e levar ao fogo para ferver. Após apagar o fogo, adicionar as folhas de erva-mate, tapar a panela e deixar repousar por 10 minutos. Coar e tomar a seguir. Pode-se beber até 1 litro de chá mate por dia.

2. Chimarrão

O chimarrão é uma bebida quente que pode ser preparado usando-se as folhas da erva-mate desidratadas e moídas.

Ingredientes:

  • ⅔ da cuia de chimarrão de erva-mate;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Aquecer a água até atingir entre 45 e 50 ºC. Colocar a erva-mate até a metade da cuia de chimarrão, tapar com a mão a boca da cuia e incliná-la para que a erva se concentre em um dos lados.

Em seguida, colocar um pouco da água quente no espaço não ocupado pela erva-mate. Deixar a cuia inclinada por até quatro minutos para firmar a erva na lateral da cuia. Voltar a cuia para a posição de pé e completar o restante da cuia com a água quente. Tampar a extremidade superior da bomba de chimarrão com o dedo, encaixando-a no lado oposto ao da erva, dentro da cuia, e beber em seguida.

3. Tereré

O tereré é uma bebida fria que é feita com erva-mate, frutas e outras ervas aromáticas, como hortelã e erva-cidreira.

Ingredientes:

  • 1/2 do copo de tereré de erva-mate;
  • 1 litro de água fria;
  • Suco de 1 limão ou laranja;
  • Rodelas de limão ou laranja;
  • Cubos de gelo;

Modo de preparo:

Despejar a erva-mate no copo de tereré. Numa garrafa térmica, fazer uma mistura aromatizada com o suco, os cubos de gelo, a água e as rodelas de limão ou laranja. Adicionar essa mistura à erva-mate, deixar descansar por alguns minutos e beber em seguida.

Possíveis efeitos colaterais

A erva-mate é segura quando ingerida em quantidades moderadas e por até 12 semanas seguidas. No entanto, o consumo de mais de 1 litro da infusão de erva-mate por dia pode causar efeitos colaterais como insônia, dor de cabeça, ansiedade, dor no estômago e diarreia.

Quando a erva-mate é consumida por muito tempo, também pode aumentar o risco de desenvolver câncer nos tratos respiratório e digestivo, devido à presença de hidrocarbonetos aromáticos, compostos que têm o mesmo efeito da fumaça do cigarro e que podem causar a formação de células tumorais.

Além disso, a erva-mate quando consumida na forma de chimarrão a 60° C ou mais, pode favorecer o surgimento do câncer de esôfago.

Quem não pode consumir

O consumo da erva-mate é contraindicado para crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Por conter cafeína, a erva-mate não deve ser consumida por pessoas com insônia, ansiedade, labirintite, refluxo, úlceras e gastrite.

Pessoas que usam medicamentos de forma regular devem sempre consultar um médico antes de consumir a erva-mate, pois essa planta pode alterar o efeito de alguns remédios.

Além disso, pessoas que têm diabetes, pressão alta, arritmia ou síndrome do intestino irritável, só devem consumir a erva-mate sob a orientação de um médico, pois essa erva pode piorar essas condições.