Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Enterobacter gergoviae: o que é, o que pode causar e como evitar

A Enterobacter gergoviae, também conhecida como E. gergoviae ou Pluralibacter gergoviae, é uma bactéria gram-negativa pertencente à família das enterobactérias e que faz parte da microbiota do organismo, mas devido a situações que diminuam o sistema imunológico, pode ser associada a infecções do trato urinário e respiratório.

Essa bactéria, além de ser encontrada no organismo, pode ser isolada de diversos outros ambientes, como plantas, solo, esgoto, grãos de café e intestino de insetos, além de estar frequentemente relacionada com os casos de contaminação de produtos cosméticos e de uso pessoal, como cremes, shampoos e lenços umedecidos, por exemplo.

Enterobacter gergoviae: o que é, o que pode causar e como evitar

O que pode causar

A E. gergoviae normalmente não representa risco para a saúde, uma vez que pode ser encontrada naturalmente no organismo. No entanto, quando a infecção acontece por via externa, ou seja, quando se adquire a bactéria através do uso de produtos cosméticos, ao ingerir alimentos ou água contaminados ou ao ter contato com superfícies contaminadas, essa bactéria pode proliferar no organismo e causar problemas urinários ou respiratórios, o que pode ser mais grave em pessoas com o sistema imune comprometido.

Bebês, crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas ou hospitalizadas têm maior risco de desenvolver complicações relacionadas à infecção por Enterobacter gergoviae, pois o sistema imunológico encontra-se pouco desenvolvido ou prejudicado, o que faz com que a resposta do organismo frente à infecção não seja tão eficaz, o que pode favorecer o desenvolvimento da bactéria e espalhamento para outros locais do corpo, o que pode ser grave e colocar a vida da pessoa em risco.

Além disso, esse microrganismo é considerado oportunista, de modo que a presença de outras infecções ou de situações que alterem o funcionamento da imunidade podem favorecer a proliferação da E. gergoviae.

Como evitar a E. gergoviae

Como a Enterobacter gergoviae é encontrada com mais frequência nos produtos cosméticos, é importante que seja feito controle de qualidade dos produtos com o objetivo de minimizar o risco de contaminação e presença desse microrganismo. Por isso, é importante que sejam adotadas medidas eficazes de controle de infecção e higiene na linha de produção dos produtos cosméticos.

É importante que haja maior controle da ocorrência da E. gergoviae devido ao fato dessa bactéria ter mecanismos de resistência intrínseca a alguns antibióticos, o que pode tornar o tratamento mais complicado.


Bibliografia

  • PÉRIAMÉ, Marina; PAGÈS, Jean-Marie; DAVIN-REGL, Anne. Enterobacter gergoviae adaptation to preservatives commonly used in cosmetic industry. International journal of cosmetic science. Vol 36. 4 ed; 2014
  • RASHID, Anna M. A; SEONG LIM, Christopher T. Enterobacter Gergoviae Peritonitis In A Patient On Chronic Ambulatory Peritoneal Dialysis - First Reported Case. Malaysian Journal of Medicine and Health Sciences. Vol 13. 2 ed; 67-69, 2017
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem