Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 erros comuns da dieta para engordar

Numa dieta para engordar, apesar de se ter maior liberdade para consumir os alimentos, também é importante estar atento para evitar erros comuns como exagerar nos doces, nas frituras e nos produtos industrializados. Esse cuidado é necessário porque o elevado consumo desses alimentos pode levar ao aparecimento de problemas de saúde como diabetes, colesterol alto e pressão alta.

Além disso, esses alimentos estimulam apenas o aumento da massa de gordura no corpo, não dando suporte para um ganho de massa muscular. Assim, veja a seguir 5 dicas do que não fazer para ganhar peso da forma certa:

1. Comer mais doces

5 erros comuns da dieta para engordar

Apesar de querer engordar, comer muitos doces estimula principalmente o ganho de gordura, o que não é saudável para o corpo. Além disso, exagerar no açúcar favorece o aumento dos triglicerídeos e da glicemia, que pode causar consequências como enxaqueca constante, tontura e alterações de humor.

Para evitar os doces, boas dicas são consumir frutas e sucos de frutas naturais, preferir chocolate amargo e evitar adicionar açúcar em preparações como café, vitaminas e sucos.

2. Comer muito fast food

Fazer refeições em fast food significa, na maior parte dos casos, comer principalmente açúcar, frituras, sal e gorduras ruins. Além disso, os fast food normalmente são ricos em glutamato monossódico, um aditivo que altera a flora intestina e que vicia o 

Esses fatores, com o passar do tempo, levam ao aumento do colesterol e da pressão arterial, especialmente quando o elevado consumo de fast food não é feito juntamente com a prática regular de atividade física e com um melhor controle da alimentação em casa.

3. Comer muito à noite

5 erros comuns da dieta para engordar

Exagerar na comida à noite é um erro porque também favorece o ganho de gordura, pois logo em seguida virão as horas de sono, fazendo com que todo o excesso fique acumulado ao invés de ser gasto com exercícios ou atividades da vida diária.

Além disso, comer muito à noite pode causar problemas como má digestão e refluxo, pois deitar com o estômago muito cheio favorece o retorno da comida pelo esôfago, causando queimação, náuseas e vômitos.

4. Pular refeições e comer tudo de uma vez

Quando o objetivo é engordar, pular refeições significa perder muitas calorias e nutrientes, o que acaba atrasando o processo de ganho de peso. Ao pular uma refeição e tentar compensar na refeição seguinte, nem sempre se consegue consumir toda a quantidade desejada e o equilíbrio da dieta é perdido.

Além disso, para se ter um bom estímulo de hipertrofia, os nutrientes precisam estar bem distribuídos ao longo do dia, e não concentrados em apenas 3 ou 4 refeições.Assim, o ideal é manter um bom ritmo de refeições ao longo do dia, sempre tentando incluir proteínas também nos lanches, utilizando sanduíches de frango ou omelete ao longo do dia, por exemplo.

5. Esquecer de consumir gorduras boas

5 erros comuns da dieta para engordar

Esquecer de consumir gorduras boas reduz a ingestão calórica ao longo do dia, diminui a capacidade das células de produzirem massa muscular e enfraquece o sistema imunológico.

As gorduras boas estão presentes em alimentos como castanhas, amendoim, pasta de amendoim, abacate, coco, chia, linhaça e azeite, que devem ser consumidos pelo menos 2 vezes por dia. Saiba como usar a pasta de amendoim para ganhar massa muscular.

Assista ao vídeo abaixo e conheça os alimentos deve comer para engordar de forma saudável:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...