Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Porque a endometriose engorda

Uma das possíveis consequências da endometriose, que acontece quando o tecido endometrial cresce em outros locais fora do útero, é o aumento do peso. Isso pode acontecer principalmente devido a 3 fatores:

  1. Alterações hormonais;
  2. Tratamento com medicamentos;
  3. Remoção do útero.

Geralmente, todas as mulheres com endometriose passam por um destes problemas, mas nem todas apresentam aumento do peso, já que a tendência para engordar também varia de acordo com o corpo de cada mulher.

Porque a endometriose engorda

1. Alterações hormonais

A endometriose é caracterizada por desequilíbrios hormonais, especialmente do hormônio estrogênio, que é o principal responsável pelo crescimento e desenvolvimento do tecido endometrial.

Quando acontece uma alteração dos níveis de estrogênio, seja para mais ou menos, é muito frequente que surjam alterações relacionadas com a retenção de líquidos, acúmulo de gorduras e até dos níveis de estresse, o que pode acabar produzindo um aumento significativo do peso corporal da mulher.

2. Tratamento com medicamentos

Uma das primeiras formas de tratamento da endometriose é o uso de medicamentos ou dispositivos hormonais, como o DIU e as pílulas anticoncepcionais, pois este tipo de tratamento ajuda a regular os níveis de hormônios no corpo da mulher, evitando o crescimento exagerado do tecido do endométrio que causa os sintomas de cólicas intensas e sangramento.

Porém, um dos possíveis efeitos colaterais do uso destes remédios é a possibilidade de aumento do peso. Por vezes, esse efeito pode ser controlado com a troca de pílula por exemplo. Assim, se existirem efeitos secundários é importante informar o médico que está orientando o tratamento. Veja uma lista dos 7 efeitos secundários mais frequentes dos anticoncepcionais.

3. Remoção do útero

A cirurgia para remoção completa do útero, também conhecida como histerectomia, é utilizada apenas nos casos mais graves de endometriose e quando a mulher já não seja ter filhos. Normalmente, também são retirados os ovários para tratar a desregulação dos níveis hormonais.

Embora este tratamento ajude a aliviar muito os sintomas da endometriose, devido à retirada dos ovários, a mulher entra numa fase de menopausa precoce na qual podem surgir vários tipos de sintomas, incluindo o aumento do peso devido à diminuição do metabolismo.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...