Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Endometriose pode engordar?

Apesar da relação ainda ser discutida, algumas mulheres com endometriose relatam que apresentaram aumento do peso como consequência da doença e isso pode acontecer devido às alterações hormonais ou como consequência do tratamento medicamentoso para endometriose ou remoção do útero.

A endometriose é uma situação em que o tecido que reveste o útero, o endométrio, cresce para outros locais além do útero, causando dor intensa, menstruação intensa e dificuldade para engravidar, por exemplo. Além disso, o inchaço e a retenção de líquidos são comuns na endometriose, o que resulta num aumento de peso aparente, em que a mulher tem a sensação de que está mais pesada.

Saiba reconhecer os sintomas de endometriose.

Endometriose pode engordar?

As razões que podem estar associadas ao ganho de peso na endometriose são:

1. Alterações hormonais

A endometriose é caracterizada por desequilíbrios hormonais, especialmente do hormônio estrogênio, que é o principal responsável pelo crescimento e desenvolvimento do tecido endometrial.

Quando acontece uma alteração dos níveis de estrogênio, seja para mais ou menos, é muito frequente que surjam alterações relacionadas com a retenção de líquidos, acúmulo de gorduras e até dos níveis de estresse, o que pode acabar produzindo um aumento significativo do peso corporal da mulher.

2. Tratamento com medicamentos

Uma das primeiras formas de tratamento da endometriose é o uso de medicamentos ou dispositivos hormonais, como o DIU e as pílulas anticoncepcionais, pois este tipo de tratamento ajuda a regular os níveis de hormônios no corpo da mulher, evitando o crescimento exagerado do tecido do endométrio que causa os sintomas de cólicas intensas e sangramento.

Porém, um dos possíveis efeitos colaterais do uso destes remédios é a possibilidade de aumento do peso. Por vezes, esse efeito pode ser controlado com a troca de pílula por exemplo. Assim, se existirem efeitos secundários é importante informar o médico que está orientando o tratamento.

3. Remoção do útero

A cirurgia para remoção completa do útero, também conhecida como histerectomia, é utilizada apenas nos casos mais graves de endometriose e quando a mulher já não seja ter filhos. Normalmente, também são retirados os ovários para tratar a desregulação dos níveis hormonais.

Embora este tratamento ajude a aliviar muito os sintomas da endometriose, devido à retirada dos ovários, a mulher entra numa fase de menopausa precoce na qual podem surgir vários tipos de sintomas, incluindo o aumento do peso devido à diminuição do metabolismo.

Como perder peso

Caso a mulher ache que o ganho de peso interferiu na sua auto-estima ou nas suas atividades diárias, é importante praticar atividade física regularmente, de preferência acompanhada por um profissional de educação física para que o treino seja adaptado ao objetivo, além de ser indicada mudança nos hábitos alimentares, dando preferência a proteínas, verduras e legumes e evitando alimentos muito calóricos e que são fonte de gordura.

É importante também que a dieta seja indicada por um nutricionista, pois dessa forma o plano alimentar é feito de acordo com o objetivo e evita a perda de vitaminas e minerais essenciais para a mulher. Confira no vídeo a seguir algumas dicas para emagrecer:

Conselhos da nutricionista para alcançar o PESO IDEAL

99 mil visualizações

Bibliografia >

  • MORADI, Maryam et al. Impact of endometriosis on women’s lives: a qualitative study. BMC Women's Health. Vol 123. 14 ed; 2014
  • HEALTHLIINE. Why Does Endometriosis Cause Weight Gain and How Can I Stop It?. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/womens-health/endometriosis-weight-gain>. Acesso em 15 Out 2019
  • MEDICAL NEWS TODAY. https://www.medicalnewstoday.com/articles/324014.php. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/324014.php>. Acesso em 15 Out 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem