Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 dúvidas mais comuns sobre hemorroidas

Setembro 2020

As hemorroidas são veias dilatadas e salientes na região anal que podem ser internas ou externas, podendo provocar coceira e dor anal, dificuldade para defecar e presença de sangue nas fezes, que são sintomas que causam algum desconforto.

O tratamento que ajuda a tratar as hemorroidas e a aliviar esses sintomas consiste na aplicação de pomadas com propriedades vasoconstritoras, analgésicas e anti-inflamatórias, no entanto, em alguns casos, pode ser necessária cirurgia.

7 dúvidas mais comuns sobre hemorroidas

Esclareça as principais dúvidas sobre hemorroidas:

1. O que causa as hemorroidas?

Não existe uma causa exata para o aparecimento das hemorroidas, no entanto, uma má alimentação, má postura corporal ou prisão de ventre podem contribuir para a sua formação. Além disso, outras causas podem estar na origem do aparecimento das hemorroidas, como obesidade, pré-disposição genética ou gravidez, por exemplo. Confira as principais causas de hemorroidas.

2. Podem ser evitadas?

Existem algumas medidas que podem ajudar a prevenir o aparecimento de hemorroidas, como a ingestão de alimentos ricos em fibras, que facilita o trânsito intestinal, aumento do consumo de água, que torna as fezes mais macias, diminuição da ingestão de doces, que dificultam a eliminação das fezes, e prática regular de exercício físico, que também contribui para o bom funcionamento do intestino.

3. Hemorroida é comum na gravidez?

As hemorroidas na gravidez são frequentes devido ao aumento de peso da gestante e da pressão exercida na região pélvica, assim como o aumento da circulação de sangue no corpo. Geralmente, os sintomas são os mesmos, mas o tratamento deve ser feito com muito cuidado e sempre sob supervisão médica.

4. Pode ser perigoso?

As hemorroidas, se não forem tratadas e se continuarem a causar desconforto e sangramento, podem dar origem a complicações, como anemia, devido à perda crônica de sangue pelo ânus, ou trombose hemorroidária, que se carateriza por um acúmulo de sangue na hemorroida dilatada, levando à formação de um coágulo no interior, que pode provocar dor intensa.

5. Como deve ser o tratamento?

As hemorroidas podem ser tratadas com remédios indicados pelo proctologista, que podem ser pomadas como Hemovirtus, Proctosan ou Proctyl, com propriedades vasoconstritoras, analgésicas e anti-inflamatórias, e remédios como o paracetamol ou o ibuprofeno, para aliviar o inchaço e a dor, e/ou remédios como Diosmin e Velunid, que melhoram a circulação sanguínea e protegem as veias. Veja quais são as melhores pomadas para hemorroidas.

Se a hemorroida não desaparecer com o tratamento, pode ser necessário realizar uma cirurgia.

6. O tratamento caseiro é eficaz?

Se a hemorroida não for grave, pode ser tratada com certas medidas como com a ingestão de água, uma alimentação rica em fibras, e evitando fazer esforços. Além disso, alguns hábitos que podem ajudar a prevenir o seu reaparecimento, são não fazer muita força para evacuar, evitar usar papel higiênico, lavando a região com água e sabão, e fazer banhos de assento.

7. E se os remédios não funcionarem?

Em alguns casos, o uso de remédios pode não ser eficaz para o tratamento das hemorroidas. Nesses casos, se a hemorroida causar muito desconforto e sangramento, pode ser necessário realizar uma cirurgia, para remover a hemorroida ou diminuir o seu tamanho.

Saiba quais as técnicas de cirurgia para hemorroida e veja como é feita.

Bibliografia >

  • DE PAULA, Pedro Roberto. Doença Hemorroidária. 2016. Disponível em: <https://cbcsp.org.br/wp-content/uploads/2016/aulas/doencahemorroidaria.pdf>.
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Hemorroidas. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2460-hemorroidas>. Acesso em 06 Fev 2020
  • NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH. Treatment of Hemorrhoids. Disponível em: <https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/hemorrhoids/treatment>. Acesso em 06 Fev 2020
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. TeleCondutas. 2018. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/telecondutas/tc_hemorroidas.pdf>. Acesso em 06 Fev 2020
  • REVISTA PORTUGUESA DE COLOPROCTOLOGIA. Doença hemorroidária. . Acesso em 06 Fev 2020
  • CLEVELAND CLINIC. 7 Best and Worst Home Remedies for Your Hemorrhoids. Disponível em: <https://health.clevelandclinic.org/7-best-and-worst-home-remedies-for-your-hemorrhoids/>. Acesso em 28 Ago 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem