As hemorroidas são veias dilatadas e salientes na região anal que podem ser internas ou externas, podendo provocar coceira e dor anal, dificuldade para defecar e presença de sangue nas fezes, que são sintomas que causam algum desconforto.
O tratamento que ajuda a tratar as hemorroidas e a aliviar esses sintomas consiste na aplicação de pomadas com propriedades vasoconstritoras, analgésicas e anti-inflamatórias, no entanto, em alguns casos, pode ser necessária cirurgia.

Esclareça as principais dúvidas sobre hemorroidas:
1. O que causa as hemorroidas?
Não existe uma causa exata para o aparecimento das hemorroidas, no entanto, uma má alimentação, má postura corporal ou prisão de ventre podem contribuir para a sua formação. Além disso, outras causas podem estar na origem do aparecimento das hemorroidas, como obesidade, pré-disposição genética ou gravidez, por exemplo. Confira as principais causas de hemorroidas.
2. Podem ser evitadas?
Existem algumas medidas que podem ajudar a prevenir o aparecimento de hemorroidas, como a ingestão de alimentos ricos em fibras, que facilita o trânsito intestinal, aumento do consumo de água, que torna as fezes mais macias, diminuição da ingestão de doces, que dificultam a eliminação das fezes, e prática regular de exercício físico, que também contribui para o bom funcionamento do intestino.
3. Hemorroida é comum na gravidez?
As hemorroidas na gravidez são frequentes devido ao aumento de peso da gestante e da pressão exercida na região pélvica, assim como o aumento da circulação de sangue no corpo. Geralmente, os sintomas são os mesmos, mas o tratamento deve ser feito com muito cuidado e sempre sob supervisão médica.
4. Pode ser perigoso?
As hemorroidas, se não forem tratadas e se continuarem a causar desconforto e sangramento, podem dar origem a complicações, como anemia, devido à perda crônica de sangue pelo ânus, ou trombose hemorroidária, que se carateriza por um acúmulo de sangue na hemorroida dilatada, levando à formação de um coágulo no interior, que pode provocar dor intensa.
5. Como deve ser o tratamento?
As hemorroidas podem ser tratadas com remédios indicados pelo proctologista, que podem ser pomadas como Hemovirtus, Proctosan ou Proctyl, com propriedades vasoconstritoras, analgésicas e anti-inflamatórias, e remédios como o paracetamol ou o ibuprofeno, para aliviar o inchaço e a dor, e/ou remédios como Diosmin e Velunid, que melhoram a circulação sanguínea e protegem as veias. Veja quais são as melhores pomadas para hemorroidas.
Se a hemorroida não desaparecer com o tratamento, pode ser necessário realizar uma cirurgia.
6. O tratamento caseiro é eficaz?
Se a hemorroida não for grave, pode ser tratada com certas medidas como com a ingestão de água, uma alimentação rica em fibras, e evitando fazer esforços. Além disso, alguns hábitos que podem ajudar a prevenir o seu reaparecimento, são não fazer muita força para evacuar, evitar usar papel higiênico, lavando a região com água e sabão, e fazer banhos de assento.
7. E se os remédios não funcionarem?
Em alguns casos, o uso de remédios pode não ser eficaz para o tratamento das hemorroidas. Nesses casos, se a hemorroida causar muito desconforto e sangramento, pode ser necessário realizar uma cirurgia, para remover a hemorroida ou diminuir o seu tamanho.
Saiba quais as técnicas de cirurgia para hemorroida e veja como é feita.