Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dúvidas comuns sobre o método BLW

No método BLW o bebê come os alimentos segurando tudo pelas próprias mãos, mas para isso precisa já ter 6 meses, sentar sozinho e demonstrar interesse pela comida dos pais. Nesse método as papinhas, sopas e refeições amassadas oferecidas com a colher são desaconselhadas, embora deve-se manter a amamentação até, pelo menos, 1 ano.

Saiba como começar esse método, o que o bebê pode e não deve comer e outras questões sobre o método BLW - alimentação guiada pelo bebê

Principais dúvidas sobre o método BLW

Dúvidas comuns sobre o método BLW

O que fazer se o bebê engasgar?

Se o bebê engasgar o natural é haver o reflexo de gag, que irá tentar remover o alimento do fundo da garganta sozinho. Quando isso não é suficiente e o alimento ainda está bloqueando a respiração. Um adulto deve pegar o bebê no colo, virado para frente e pressionar a sua mão fechada contra o estômago do bebê. isso fará com que o alimento seja retirado da garganta. Veja o passo a passo dessa manobra de Heimlich.

Para evitar que o bebê engasge os alimentos devem estar sempre cozidos de forma que ele consiga segurar com a mão, sem amassar completamente. Cortar os alimentos em tirinhas é a melhor forma de evitar que ele fique bloqueado na garganta. Assim o tomate cereja e a uva não devem ser cortadas ao meio, mas na vertical para que fiquem mais alongados e possam passar pela garganta mais facilmente.

Como dar banana e outras frutas moles no método BLW?

A melhor forma é escolher uma banana que não esteja muito madura e cortar ao meio. A seguir deve retirar somente uma parte da casca com uma faca e dar a banana ao bebê para ele conseguir segurar a banana com casca e conseguir colocar a parte sem casca na boca. À medida que o bebê vai comendo, os pais podem ir tirando a casca com uma faca. Não se deve descascar a banana e dar assim para o bebê porque ele poderá amassar e espalhar pela mesa, sem comer nada.

No caso de outras frutas moles como a manga, o melhor é escolher uma que não esteja muito madura, cortar em fatias grossas e depois cortar em tiras para o bebê comer, não é aconselhado retirar a casca e dar a manga inteira para o bebê, porque escorrega e ele pode perder o interesse pela fruta ou ficar muito irritado por não conseguir comer.

O bebê precisa de líquidos nas refeições?

idealmente um adulto não deve tomar mais de meio copo de líquido no final das refeições para não atrapalhar a digestão, e o mesmo acontece com os bebês. Pode-se oferecer água ou suco de fruta, mas em pequena quantidade, e sempre depois de comer. Colocar um copo próprio para bebês é a melhor forma de garantir que ele não fica todo molhado.

Caso o bebê não demonstre interesse pela água ou suco, isso indica que ele não precisa ou não tem sede, por isso não se deve insistir. Os bebês que ainda serão amamentados vão retirar todo o líquido que precisam da mama.

Dúvidas comuns sobre o método BLW

E se o bebê fizer muita sujeira? 

Nessa fase é normal que o bebê pegue e amasse todos os alimentos com as mãos, para depois colocar na boca. Colocar um plástico no chão, por baixo e em volta da cadeira pode ser uma excelente solução para você não precisar se preocupar com o chão. Sentar o bebê dentro de uma bacia grande pode ser outra solução.

Quando o bebê vai usar talheres?

A partir de 1 ano de idade o bebê já deve ser capaz de segurar melhor os talheres, sendo mais fácil para ele aprender a comer os mesmos alimentos cozidos e cortados em tiras, mas espetando com o garfo. Antes disso, o bebê só deve comer com as mãos.

Posso começar com café da manhã, almoço e lanche no mesmo dia?

Não há restrição quanto a isso, mas para que seja um processo mais natural, deve-se escolher apenas 1 refeição, geralmente o lanche, para a primeira semana e ver como é a reação do bebê. Na segunda semana, pode-se adicionar o café da manhã, antes ou depois da mamada, e à partir da 3ª semana pode-se adicionar mais uma refeição.

Quanto tempo o bebê demora para comer?

O bebê leva mais tempo para comer os alimentos que precisa 'mastigar' do que se apenas comesse uma sopa ou a papinha, onde ele praticamente só precisa engolir. No entanto, o método BLW é mais natural, sendo guiado no ritmo que o próprio bebê escolhe. Em todo caso, os pais devem escolher, podendo adotar esse método somente no jantar ou aos fins-de-semana, quando tiver mais tempo, mas isso não é o ideal porque o bebê pode rejeitar a comida ou não demonstrar interesse porque seu paladar não está sendo estimulado o suficiente. Por norma os bebês que aprendem a comer legumes e verduras desde cedo tem uma alimentação mais saudável ao longo da vida, tendo menor risco de excesso de peso ou obesidade.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...