Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Duhring: uma dermatite especial

A dermatite herpetiforme de Duhring é uma doença inflamatória crônica da pele, que está relacionada a doença celíaca e que gera diferentes tipos de erupções na pele sempre que o indivíduo consome alimentos com glúten. Este tipo de dermatite pode surgir em pessoas de qualquer idade, embora seja mais comum entre os 20 e os 40 anos. 

Os pacientes que apresentam este tipo de dermatite geralmente não apresentam os sintomas clássicos da doença celíaca, e por isso não sabem que não devem consumir alimentos sem glúten.

Duhring: uma dermatite especial
Duhring: uma dermatite especial
Duhring: uma dermatite especial

Sintomas da dermatite herpetiforme de​ Duhring

Os sintomas da dermatite herpetiforme de Duhring incluem:

  • Coceira intensa;
  • Formação de bolhas e feridas com crostas;
  • Picadas e sensação de ardor na pele.

A localização das feridas são basicamente os cotovelos, joelhos, glúteos, couro cabeludo e nuca.

Frequentemente, o indivíduo apresenta diversos tipos de lesões na pele, pois o ato de coçar as feridas forma crostas ou a pele pode descamar.

Causas da dermatite herpetiforme de​ Duhring

As causas da dermatite herpetiforme de​ Duhring ainda não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que ela está relacionada à doença celíaca, que é a intolerância ao glúten.

Tratamento para dermatite herpetiforme de Duhring

O tratamento para dermatite herpetiforme de Duhring envolve o uso de medicamentos à base de Dapsona. Muitas vezes, a solução encontra-se na mudança da dieta alimentar, baseada na exclusão do glúten e produtos lácteos da alimentação, e, por isso, o acompanhamento de um nutricionista faz-se necessário.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...