Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais doenças transmitidas por animais domésticos

Alergia respiratória, raiva e sarna são algumas doenças que podem ser transmitidas por animais domésticos ao homem, como cão, gato ou porco, por exemplo.

Geralmente, as doenças transmitidas por animais domésticos são transmitidas através do contato com o pelo do animal, pela urina ou fezes ou pela ingestão de alimentos e água contamina com bactérias, fungos ou vírus que afetaram o animal.

Desta forma, para evitar a contaminação pelos animais domésticos é fundamental levar no veterinário, tomar as vacinas e fazer a desparasitação sempre que ele recomendar. 

Doenças transmitidas pelo cachorro

Principais doenças transmitidas por animais domésticos

O cachorro pode infetar seu dono causando alergias de pele ou problemas respiratória, além de poder desenvolver micoses nas unhas e doenças como sarna ou Lyme, porque seu pelo acumula vários micro-organismos, como pulgas ou carraças, por exemplo. Além disso, o cachorro pode transmitir a doença da raiva através da mordedura que pode provocar paralisia dos membros e ser fatal para o ser humano.

Como evitar: Para evitar a contaminação deve-se evitar o contato com urina, saliva, sangue e fezes do cão, procurando mantê-lo vacinado, desparasitado e a casa limpa e desinfetada. Veja como pode evitar doenças causadas pelo cachorro.

Doenças transmitida pelo gato

Principais doenças transmitidas por animais domésticos

O gato pode transmitir toxoplasmose, que é uma infecção causada pela ingestão de alimentos contaminados, como vegetais ou carne, ou pela transmissão direta durante a gravidez. Saiba tudo sobre a toxoplasmose e evite complicações mais graves.

Como evitar: Para não pegar a doença que é transmitida pelos gatos deve-se evitar contatar com tudo o que envolve o gato, como a areia ou brinquedos, além de não comer carne, vegetais crus e leite não pasteurizado.

Outra doença causada pelo cachorro e pelo gato é a infecção pela bactéria capnositopefaga, presente na saliva destes animais que pode acontecer através de uma lambida. As pessoas mais afetadas são aquelas idosas ou com sistema imune comprometido, os sintomas são semelhantes aos da gripe mas pode causar complicações graves que podem levar à morte. Para evitar essa doença não é recomendado o contato direto e muito próximo com cães e gatos, evitando suas lambidas, especialmente quando estiver lutando contra uma doença grave, como câncer ou AIDS, por exemplo.   

Doenças transmitidas pelo pássaros

Principais doenças transmitidas por animais domésticos

As aves, como periquitos, papagaios, araras ou mesmo galinhas, podem transmitir algumas bactérias como salmonela ou escherichia coli através das fezes, causando diarreia e vômitos, sendo que o tratamento é feito com o uso de antibióticos.

Como evitar: É necessário manter a higiene das gaiolas, não acumulando penas nem fezes e usar luvas e máscara durante a sua limpeza.

Doenças transmitidas pelo hamster

Principais doenças transmitidas por animais domésticos

Os roedores, principalmente os hamsters são animais que podem transmitir vermes e vírus que podem causar doenças como coriomeningite, que causa sintomas semelhantes a uma gripe, como febre e arrepios, por exemplo, sendo transmitida através da exposição ao pó e aos alimentos contaminados.

Além disso, também podem causar leptospirose, que é uma infeção transmitida pela água e alimentos contaminados pela urina do rato, causando convulsões, pele amarelada e vômitos.

Como evitar: Para não contrair a doença não deve tocar em secreções como urina, saliva, sangue ou fezes, além de lavar bem as mãos e as gaiolas e os animais não terem acesso à cozinha nem beijá-los.

Doenças transmitidas pelos animais da fazenda

Principais doenças transmitidas por animais domésticos

Os animais da fazenda, como vacas ou ovelhas, podem causar brucelose que é uma infeção que causa febre alta, dor de cabeça e dores nos músculos, sendo provocado por carne contaminada mal cozida ou leite e queijo não pasteurizado, por exemplo.

Além disso, animais com pelo como o coelho também podem transmitir sarna, que provoca erupções na pele ou leptospirose transmitida pelos porcos.

O que fazer para evitar doenças causadas por animais

Para evitar doenças transmitidas por animais de estimação é importante estar consciente de que os animais devem ter uma alimentação adequada às suas necessidades, tomar as vacinas e tirar os parasitas segundo as recomendações do veterinário. Os banhos devem ser regulares e não é recomendado dormir na mesma cama e permitir lambidas dos animais, principalmente na região da face. Além disso, devem ir nas consultas veterinárias mesmo que o animal aparente estar saudável para manter a saúde do animal e sua família.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem