Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Doença de Dent

​A doença de Dent é um problema genético raro que afeta os rins, fazendo com que seja eliminado um maior número de proteínas e minerais na urina que podem levar ao surgimento frequente de pedras nos rins ou a outros problemas mais graves, como insuficiência renal.

Geralmente, a doença de Dent é mais frequente em homens, mas também pode surgir em mulheres, apresentando sintomas mais leves.

A doença de Dent não tem cura, mas existem alguns tratamentos que ajudam a reduzir os sintomas e a prevenir lesões que provocam o desenvolvimento de problemas renais mais graves.

Sintomas da doença de Dent

Os principais sintomas da doença de Dent são:

  • Crises renais frequentes;
  • Sangue na urina;
  • Urina de cor escura e com espuma.

Normalmente, estes sintomas surgem durante a infância e pioram ao longo do tempo, principalmente quando o tratamento não é feito de forma adequada.

Além disso, a doença de Dent também pode ser identificada no exame de urina quando existe um aumento exagerado na quantidade de proteína ou de cálcio, sem causa aparente.

Tratamento para doença de Dent

O tratamento para doença de Dent deve ser orientado por um nefrologista e, normalmente, tem como objetivo reduzir os sintomas do pacientes através da ingestão de diuréticos, como Metolazona ou Indapamida, que evitam a eliminação exagerada de minerais, prevenindo o surgimento de pedras nos rins, por exemplo.

Porém, com o avanço da doença podem surgir outros problemas, como insuficiência renal ou enfraquecimento dos ossos, que necessitam de tratamento específico, podendo ir desde a ingestão de vitaminas até a realização de diálise.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...