Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Doença coronária

A doença coronária é caracterizada pela insuficiência das artérias coronárias, responsáveis por irrigar o coração. Fatores como genética, sedentarismo, hipertensão, diabetes, tabagismo, obesidade, uso de drogas, pode facilitar a formação de placas de gordura nas artérias coronarianas. Quando essas placas se rompem, ocorre o entupimento do vaso e, consequentemente, o sangue não consegue passar para irrigar as paredes do coração, ocasionando a isquemia e a morte de parte do músculo cardíaco. Dependendo do tamanho do infarto e da demora para socorrer esse indivíduo, o mesmo pode levar a parada cardíaca, seguida de morte.

Sintomas da doença coronária

Os sintomas de doença coronária são:

  • dor no peito associada ou não a:
  • falta de ar;
  • náusea ou vômito;
  • mal-estar;
  • suor frio.

Causas da doença coronária

As causas da doença coronária incluem o sedentarismo, a hipertensão, a diabetes, o tabagismo, a obesidade, a genética familiar e a má alimentação, baseado no consumo de alimentos ricos em gordura e em açúcar. O diagnóstico deve ser feito por um cardiologista com base nos sintomas e na história clínica do doente.

Tratamento para doença coronária

O tratamento para doença coronária é indicado pelo médico cardiologista, após a avaliação do indivíduo e a realização de exames como ECG (eletrocardiograma) e exames laboratoriais ( enzimas cardíacas). O tratamento vai depender do tipo de doença coronariana, se infarto, se angina. Dependendo de cada caso, pode ser necessária angioplastia e até mesmo cirurgia cardíaca para implante de pontes ( safenas e mamárias). Além disso, medicações e mudança de hábitos de vida como prática regular de exercícios físicos, alimentação rica em legumes, verduras, frutas, cereais e carnes magras, são indicadas.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...