Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como funciona e onde fazer a doação de esperma

A doação de esperma é um ato voluntário no qual um homem pode doar seus espermatozoides para serem utilizados por casais ou mulheres, que não tenham acesso a espermatozoides férteis ou de qualidade, mas que desejem engravidar e constituir uma família.

Geralmente, o esperma é recolhido e congelado em um banco de esperma, sendo depois selecionado pelos candidatos, descongelado e utilizado em processos de fertilização in vitro. Entenda como é feita essa técnica de fertilização.

Durante todo o processo, tanto a identidade do doador como dos candidatos é mantida em anonimato, segundo a legislação determinada pela Anvisa e pelo Conselho Federal de Medicina.

Como funciona e onde fazer a doação de esperma

Quem pode doar

A doação de esperma pode ser feita por homens que cumpram os seguintes critérios:

  • Ter entre 18 e 45 anos;
  • Ser saudável e não ter doenças sexualmente transmissíveis;
  • Não pertencer a grupo de risco para DST's;
  • Não ter doenças genéticas ou congênitas na família.

Além disso, é ainda recomendado que o doador more perto de uma clínica de fertilização onde se faça a doação ou um banco de esperma, uma vez que é necessário fazer exames de sangue e doações frequentes, pelo menos, a cada 6 meses para garantir a melhor qualidade.

Após a primeira doação, a amostra de esperma é analisada e caso seja de qualidade, o homem deve fazer exames de sangue para avaliar a sua saúde. Caso todos os exames estejam corretos, o homem é aprovado pela equipe médica e passa a ser doador. Veja que tipo de problemas podem ser identificados nos exames ao esperma.

Onde fazer a doação

A doação de esperma normalmente pode ser feita nos Bancos de Esperma, como o Proseed ou o IVI, por exemplo.

Antes da doação é aconselhado que o homem fique entre 3 a 7 dias sem ter relações sexuais ou masturbação, de forma a garantir a melhor qualidade da amostra.

Existe remuneração pela doação?

No Brasil, a doação de esperma não pode ser remunerada, uma vez que, por lei, o pagamento por amostras de espermatozoides é proibido.

No entanto, os doadores recebem gratuitamente os resultados dos seus exames, o que inclui espermograma, espermocultura, exames de sangue e consultas com um urologista.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...