Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba o que é a Displasia do Colo do Útero

​A displasia do colo do útero acontece quando existe uma alteração das células localizadas na parte interna do útero, que pode ser benigna ou maligna, conforme o tipo de células com alteração que são encontradas. Esta doença geralmente não provoca sintomas e não evolui para câncer, acabando na maioria dos casos por se curar sozinha. 

Esta doença pode surgir devido a diversos fatores, como contacto íntimo precoce, múltiplos parceiros sexuais ou infecção por doenças sexualmente transmissíveis, especialmente HPV. 

Saiba o que é a Displasia do Colo do Útero

Como é feito o tratamento

A displasia do colo do útero é uma doença que na grande maioria dos casos se cura sozinha. Porém, é importante fazer um acompanhamento regular da evolução da doença, de forma a diagnosticar precocemente possiveis complicações que possam necessitar de tratamento.

Apenas nos casos mais graves de displasia severa do colo do útero pode ser necessária a realização de tratamento, que deve ser orientado por um ginecologista. Em alguns destes casos, o médico pode indicar a realização de cirurgia para remover as células afetadas e prevenir o desenvolvimento de câncer.

Como evitar a displasia do colo do útero

Para evitar a displasia do colo do útero é importante que a mulher se proteja contra doenças sexualmente transmissíveis, especialmente do HPV, e por isso deve:

  • Evitar ter múltiplos parceiros sexuais;
  • Utilizar sempre camisinha durante o contato íntimo;
  • Não fumar.

Saiba tudo sobre esta doença vendo o nosso vídeo: 

Além destas medidas, a mulher também pode ser vacinada contra o HPV até aos 45 anos, diminuindo desta forma as chances de desenvolver displasia do colo do útero.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...