Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dispepsia Ulcerosa

A dispepsia ulcerosa é a presença de feridas (lesões ulcerosas) no estômago ou no duodeno que deixa cicatriz após sua cura. São chamadas de úlceras pépticas.

A dispepsia ulcerosa é, geralmente, causada inicialmente pela infecção da Helicobacter pylori na mucosa do estômago ou pelo uso cronico de anti-inflamatórios do tipo não esteroide, mais frequente em pacientes idosos.

Sintomas de dispepsia ulcerosa

O principal sintoma da dispepsia ulcerosa é a dor abdominal, que ocorre tipicamente entre as refeições ou à noite. Outros sintomas importantes são:

  • sensação de saciedade precoce;
  • Náuseas;
  • vômitos;
  • Hemorragia;
  • Peritonite (perfuração)

Tratamento para dispepsia ulcerosa

O tratamento para a dispepsia ulcerosa se baseia no uso de antibióticos para eliminar a infecção e retirar a bactéria do estômago e na administração de algum inibidor da secreção ácida do estômago com 3 objetivos principais:

  1. Aliviar os sintomas;
  2. Cicatrizar as lesões;
  3. Prevenir novas lesões

Normalmente, quando não há infecção pela H. Pylorio o tratamento para úlcera no duodeno pode demorar 4 semanas, enquanto no caso de úlcera gástrica podem ser 8 semanas.

Diagnóstico da dispepsia ulcerosa

O diagnóstico da dispepsia ulcerosa é feito através da endoscopia, que permite a observação direta da mucosa e colheita de tecido para biópsia da borda da ferida para se definir se pode ser maligna e análise da presença de Helicobacter pylori.

Causas da dispepsia ulcerosa

As causas mais comuns da dispepsia ulcerosa são:

  • Infecção pela Helicobacter pylori
  • Ingestão de anti-inflamatórios, como diclofenac (Voltaren) ou a nimesulida (Nisulid) ou Ibuprofeno (Alivium), por exemplo.

Outras possíveis causas de dispepsia ulcerosa podem ser derivadas além do tabagismo e do alcoolismo por quimioterapia, cirrose hepática, citomegalovirus, mastocitose, ingestão de medicamentos à base de cortisona, obstrução do duodeno ou gastrinoma.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...