Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Disforia pós sexo: o que é, sintomas e principais causas

A disforia pós sexo, também chamada de depressão pós sexo, é uma situação caracterizada pela sensação de tristeza, irritação ou sentimento de vergonha após o contato íntimo. A disforia é mais comum de acontecer entre mulheres, mas também pode acontecer em homens.

Esse sentimento de tristeza, angústia ou irritação após o sexo pode interferir na qualidade de vida da pessoa e por isso, quando frequente, é importante buscar ajuda de um psicólogo para que seja identificada a possível razão da disforia pós sexo e iniciado o tratamento.

Disforia pós sexo: o que é, sintomas e principais causas

Sintomas da disforia

Normalmente após a relação sexual a pessoa tem a sensação de relaxamento e de bem-estar, mas no caso de algumas pessoas o que acontece é o contrário, mesmo que a pessoa tenha sentido prazer durante a relação.

A disforia pós sexo é caracterizada pelo sentimento de tristeza, vergonha, irritação, sensação de vazio, angústia ansiedade ou choro sem motivo aparente após o orgasmo. Além disso, algumas pessoas podem se tornar agressivas física ou verbalmente após a relação sexual, ao invés de compartilhar o momento prazeroso e a sensação de bem-estar com o parceiro.

É importante observar a frequência dos sintomas de disforia pós sexo, pois caso seja frequente, é recomendado procurar entender a causa com a ajuda de um psicólogo para que a sensação de tristeza seja eliminada e o sexo se torne prazeroso em todos os momentos.

Principais causas

Muitas pessoas associam a disforia pós sexo ao fato do contato íntimo ter sido bom ou ruim, ao relacionamento que se está ou a falta de conhecimento sobre a pessoa com que se está relacionando. No entanto, a disforia, na maioria das vezes, não possui qualquer relação com essas situações, mas sim com questões hormonais, neuronais e psicol​​​​​​ógicas.

Durante a relação sexual uma grande quantidade de hormônios são liberados, garantindo a sensação de prazer. No entanto, após o orgasmo a concentração desses hormônios pode diminuir rapidamente, o que leva ao sentimento de tristeza ou de irritação, por exemplo. Além disso, a disforia pós sexo pode estar relacionada à disfunção de uma estrutura presente no cérebro, a amígdala neural, que é responsável por controlar os sentimentos e as emoções, e que durante e depois do contato íntimo tem sua atividade reduzida.

A disforia também pode ser resultado de uma educação sexual muito opressiva, por exemplo, que pode resultar em angústia e questionamentos para a pessoa após a relação.

Como evitar a disforia pós sexo

Para evitar a disforia pós sexo é importante que a pessoa tenha segurança sobre si e sobre seu corpo, evitando assim o sentimento de vergonha e questionamentos sobre o seu corpo ou desempenho sexual, por exemplo. É importante se conhecer para que seja possível construir a auto-confiança.

Além disso, é importante que a pessoa tenha metas, tanto no âmbito profissional quanto pessoal, e trabalhe para atingi-las, pois o sentimento de realização e felicidade estimula o bem-estar em todos os sentidos, o que pode reduzir a frequência da disforia pós sexo, por exemplo.

Durante a relação sexual, é importante que sejam esquecidos todos os problemas e preocupações e focar apenas no momento, impedindo o sentimento de tristeza e angústia após o sexo.

Caso a disforia seja frequente, é indicado procurar um psicólogo para que seja identificar a possível causa da disforia e, assim, iniciar o tratamento, pois essa situação quando frequente pode interferir na qualidade de vida da pessoa.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar