Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Asma ou Bronquite: quais as diferenças

A asma e a bronquite são duas condições inflamatórias das vias respiratórias que têm alguns sintomas muito semelhantes, como dificuldade para respirar, tosse, sensação de aperto no peito e cansaço. Por esse motivo, é relativamente comum que ambas sejam confundidas, especialmente quando ainda não existe um diagnóstico médico.

No entanto, estas condições também possuem várias diferenças, sendo que a mais importante é a sua causa. Enquanto na bronquite a inflamação é causada por um vírus ou bactéria, na asma ainda não existe uma causa específica, sendo suspeitado que possa surgir de uma susceptibilidade genética.

Assim, é muito importante consultar um pneumologista, ou até um clínico geral, sempre que se suspeitar de um problema respiratório, para fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais adequado para cada caso, que varia de acordo com a causa.

Asma ou Bronquite: quais as diferenças

Principais diferenças entre asma e bronquite

Para tentar entender se é um caso de asma ou bronquite, deve-se estar atento a algumas diferenças, que incluem:

1. Tipos de sintomas

Embora ambas possuam tosse e dificuldade para respirar como sintomas comuns, a bronquite e a asma também possuem alguns sintomas mais específicos que podem ajudar a distinguir as duas condições:

Sintomas comuns de asma

  • Tosse seca constante;
  • Respiração rápida;
  • Chiado.

Veja uma lista mais completa dos sintomas de asma.

Sintomas comuns de bronquite

  • Sensação geral de mal estar;
  • Dor de cabeça;
  • Tosse que pode ser acompanhada de catarro;
  • Sensação de aperto no peito.

Além disso, os sintomas de asma normalmente pioram ou surgem após contato com um fator agravante, enquanto os sintomas da bronquite podem já estar presentes por muito tempo, sendo até difícil lembrar qual a causa.

Veja uma lista mais completa dos sintomas de bronquite.

2. Duração dos sintomas

Além da diferença em alguns sintomas, a asma e a bronquite também são diferentes em relação à duração desses sintomas. No caso da asma, é comum que a crise dure entre alguns minutos, até algumas horas, melhorando com o uso de uma bombinha.

Já no caso da bronquite, é frequente que a pessoa tenha os sintomas por vários dias ou até meses, não melhorando logo após o uso dos remédios receitados pelo médico.

3. Possíveis causas

Por fim, os fatores que levam ao surgimento de uma crise de asma também são diferentes dos que levam ao aparecimento da bronquite. Por exemplo, na asma, a crise de asma é mais certa após entrar em contato com fatores agravantes como fumaça de cigarro, pelo de animais ou poeira, enquanto que a bronquite geralmente surge como resulta de outras infecções ou inflamações do sistema respiratório, como sinusite, amigdalite ou exposição prolongada a químicos.

Como confirmar o diagnóstico

Quando existe suspeita de algum problema respiratório, tanto asma como bronquite, é recomendado consultar um pneumologista para fazer exames de diagnóstico, como raio X do tórax ou espirometria, para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Nestes casos, é comum que o médico, além de fazer a avaliação física, peça também alguns exames de diagnóstico, como raio X, exames de sangue e até uma espirometria. Confira quais os exames mais usados no diagnóstico da asma.

Bibliografia >

  • MEDICAL NEWS TODAY. Is it bronchitis or asthma?. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/322119.php>. Acesso em 05 Set 2019
  • HEALTHLINE. Is It Asthma or Bronchitis? Learn the Signs. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/asthma-vs-bronchitis>. Acesso em 05 Set 2019
  • SILVA, Luiz Carlos et al.. Pneumologia: Princípios e Prática. 1.ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2012. 447-467; 541-542; 756-757.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem