Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Diferença entre asma e bronquite

​Embora a asma e a bronquite sejam ambas doenças inflamatórias dos pulmões que provocam dificuldade para respirar, são bastante diferentes e, por isso, possuem causas e tratamentos diferentes.

Geralmente, a asma é um problema crônico que piora devido à exposição ao frio ou alergênios, como pêlo, pó ou pólen, por exemplo, enquanto a bronquite pode surgir apenas uma vez na vida ou várias vezes devido a infecções causadas por outros problemas de saúde, como amigdalite ou sinusite, sendo conhecida como bronquite aguda.

Principais diferenças entre asma e bronquite

As principais diferenças entre a asma e a bronquite estão resumidas na seguinte tabela:

 AsmaBronquite Aguda
Como surgeÉ uma inflamação crônica dos pulmões que apresenta crises devido à exposição ao frio ou alergênios, como pêlo, pólen ou pó.É uma inflamação, raramente crônica, que surge devido infecções como amigdalite ou sinusite, ou exposiçao prolongada a fumo de cigarro ou poluentes aéreos.
Duração das crisesAs crises de asma podem durar entre algumas horas ou dias e melhoram com o o uso de remédios broncodilatadores.As crises de bronquite duram vários ou semanas e, geralmente, não desaparecem apenas com o uso de broncodilatadores. Em alguns casos, a bronquite pode durar por mais de 3 meses, sendo conhecida como bronquite crônica.
O que se senteOs principais sintomas da asma incluem aperto no peito, sensação de falta de ar e chiado.Os sintomas de bronquite mais comuns são o chiado e a tosse com produção de secreções.
Como se trataÉ feito com remédios corticoides, como Budesonida ou Fluticasona, e broncodilatadores, como Salbutamol ou Brometo de ipatrópio.Tem de ser feito com antibióticos para combater a infecção que está provocando os sintomas de bronquite. No entanto, nos casos crônicos, também pode ser necessário usar broncodilatadores.

Quando existe suspeita de problemas respiratórios, tanto asma como bronquite, por exemplo, é recomendado consultar um pneumologista para fazer exames de diagnóstico, como raio X do tórax ou espirometria, para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Se pretender saber mais sobre estes problemas, leia também:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...