Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer a Dieta Volumétrica para emagrecer sem passar fome

A dieta volumétrica é uma dieta que ajuda a diminuir as calorias sem diminuir o volume da alimentação diária, podendo comer mais alimentos e ficar saciado por mais tempo, o que vai facilitar a perda de peso, e ao mesmo tempo induzir a desintoxicação do organismo.

A dieta foi criada pela nutricionista americana Barbara Rolls, da Universidade da Pensilvânia, autora do livro Perca peso comendo mais, publicado no Brasil pela editora BestSeller. De acordo com a autora, os alimentos podem ser divididos pela sua densidade energética em:

  • Baixíssima, com menos de 0,6 calorias por grama, que incluem vegetais, legumes, a maioria das frutas e sopas;
  • Baixa, entre 0,6 e 1,5 calorias por grama, que são grãos cozidos, carnes magras, leguminosas, uvas e massas;
  • Média, de 1,5 a 4 calorias por grama​, que englobam carnes, queijos, molhos, pão italiano e integral;
  • Alta, entre 4 e 9 calorias por grama​, que são os salgadinhos, bombons, biscoitos, manteiga, batata frita e óleos.

​​Assim, no menu da dieta volumétrica encontram-se especialmente vegetais, legumes, frutas e sopas. Porém, são eliminados salgadinhos, bombons, biscoitos, manteiga, batata frita e óleos.

Cardápio da dieta volumétrica

Segue um exemplo de cardápio da dieta volumétrica.

  • Café da manhã - 1 xícara de café com leite desnatado sem açúcar, uma fatia de pão de forma integral com 1 colher de sopa de queijo cottage e 1 xícara de mix de melão, melancia e mamão salpicado com 1 colher de sopa rasa de quinoa em flocos
  • Colação - 1 fatia média de abacaxi salpicada com hortelã fresca
  • Almoço - 1 prato raso de salada de escarola, cenoura crua ralada e abacaxi em cubos. 3 colheres de sopa de arroz integral com pimentões coloridos. 2 colheres de sopa de grão-de-bico refogado com cebola e salsa. 1 filé médio de peixe assado com mix de cogumelos.
  • Lanche da tarde - 1 xícara de gengibre com 2 bolachas integrais
  • Jantar - 1 prato raso de salada de almeirão, palmito em rodelas e beterraba ralada. 1 pegador de espaguete integral ao sugo com atum em pedaços conservado em água. 2 colheres de sopa de brócolis cozidos com alho e cebola em tiras grossas
  • Ceia - 1 xícara de gelatina preparada com 1 envelope sabor frutas vermelhas sem açúcar, suco de 1 maçã e de ½ limão, pêssego e morango naturais picadinhos.

​A dieta volumétrica, apesar de não ser muito restritiva, deve ser aconselhada por um profissional como o nutricionista para verificar se está adaptada ao indivíduo e se não prejudica a sua saúde.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem