Dieta sem carboidrato: faz mal para a saúde?

Atualizado em agosto 2021

Fazer uma dieta sem carboidrato pode fazer mal para a saúde se ela não for bem orientada por um nutricionista, pois pode acabar levando à redução no consumo de vitaminas, minerais e fibras, que são nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo.

Para evitar esses problemas, deve-se incluir carboidratos bons na dieta, como os vindo das frutas e dos vegetais, que também são ricos em nutrientes. Além disso, é importante consumir alimentos ricos em proteínas, como carnes e ovos, e em gorduras boas, como abacate, azeite e castanhas.

Imagem ilustrativa número 1

Riscos da dieta sem carboidrato

Retirar o carboidrato da dieta, especialmente quando se retiram também as frutas e os vegetais da dieta, pode levar a problemas como:

  • Falta de energia;
  • Oscilações no humor e maior irritabilidade, pois alimentos fontes de carboidratos contribuem para a produção de serotonina, que é o hormônio do bem estar;
  • Aumento da ansiedade;
  • Baixa disposição;
  • Prisão de ventre, devido à redução no consumo de fibras;
  • Aumento da inflamação no organismo, especialmente quando não se consome fontes de gorduras boas, como azeite, castanhas e abacate.

No entanto, é possível fazer  uma dieta equilibrada com baixo teor de carboidrato e boas fontes de proteínas e gorduras boas, sem que ocorra prejuízos para a saúde. Veja como fazer a dieta low carb da forma certa.

Que tipo de carboidratos comer?

De acordo com seu teor de nutrientes e seus efeitos no organismo, como alterações na glicemia e no funcionamento intestinal, os carboidratos podem ser classificados em dois grupos:

Imagem ilustrativa número 2

Carboidratos Bons

Os carboidratos que devem ser consumidos em maior quantidade na dieta são aqueles absorvidos mais lentamente pelo intestino, pois têm maior qualidade nutricional por serem ricos em fibras, vitaminas e minerais.

Dentre esses carboidratos estão as frutas, os legumes e os grãos integrais, como aveia, arroz, macarrão e pão integral. No entanto, ao se fazer uma dieta pobre em carboidratos, deve-se reduzir o consumo até dos alimentos integrais, mas os legumes e verduras devem continuar sendo a base da alimentação. Além disso, é importante incluir pelo menos 2 a 3 porções de frutas por dia, para complementar as vitaminas e minerais da dieta.

Carboidratos Ruins

Neste grupo estão incluídos alimentos como açúcar, doces, chocolates, pão branco, macarrão, arroz branco, refrigerantes, tapioca, farinha de trigo, bolos, biscoitos e massas em geral.

Esses são os chamados carboidratos simples, que são pobres em fibras e em vitaminas e minerais. O consumo elevado desses alimentos causa problemas como aumento da glicemia, alterações na flora intestinal, cansaço, prisão de ventre e aumento do apetite. Confira a lista completa dos alimentos com carboidratos bons e ruins.

Assista ao vídeo a seguir e saiba como fazer a dieta low carb:

youtube image - DIETA LOW CARB: VALE A PENA?

Vídeos relacionados