Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta Ravenna

​A dieta Ravenna faz parte do método de emagrecimento do psicoterapeuta Dr. Máximo Ravenna, que além da dieta inclui suplementos alimentares, objetivos de emagrecimento diários e prática regular de atividade física, com sessões semanais de tratamento.

Além disso, este método ajuda a diminuir a compulsão alimentar facilitando o controle da mente e estabelecendo uma relação saudável com os alimentos e não uma relação de dependência, podendo comer-se de tudo mas de forma controlada.

Como funciona a dieta Ravenna

Para a dieta Ravenna funcionar é necessário:

  1. Eliminar alimentos como arroz branco, pão ou massas feitas com farinhas refinadas porque aumentam a vontade descontrolada de comer e substituir esses alimentos por alimentos integrais;
  2. Fazer 4 refeições por dia: café da manhã, almoço, lanche e jantar;
  3. Começar sempre as refeições principais, como almoço e jantar, com um caldo de legumes e comer uma fruta de sobremesa;
  4. Incluir ao almoço e jantar uma fonte de proteína como carne, ovo ou peixe, assim como salada e uma pequena quantidade de arroz ou massa integral.

Como nessa dieta as quantidades permitidas são muito reduzidas, é necessário que o nutricionista ou profissional de saúde que faz a dieta, adicione suplementos alimentares para garantir que não apareçam carências nutricionais ou que o paciente passe mal.

Cardápio da dieta Ravenna

Para compreender melhor como é a alimentação de quem faz a dieta Ravenna segue-se um exemplo.

Café da manhã - leite desnatado com cereais tipo All Bran e uma pera.

Almoço - caldo de abóbora e couve-flor + prato: filé de frango com arroz integral e salada de cenoura, ervilhas e rúcula + sobremesa: ameixa.

Lanche - torradas integrais com queijo branco e uma maçã.

Jantar - caldo de cenoura e brócolis + prato: salada de macarrão integral com alface, repolho roxo e tomate com ovo cozido + sobremesa: cerejas.

Nesse cardápio é necessário incluir alimentos que diminuem a vontade de comer descontroladamente e por isso, tem alimentos com baixo índice glicêmico.

Saiba mais sobre esses alimentos em: Alimentos com baixo índice glicêmico.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...