Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta para encefalopatia hepática

A dieta para encefalopatia hepática, que é uma complicação grave da insuficiência do fígado, deve ser pobre em proteínas, mesmo de fontes vegetais como a soja ou o tofu.

A encefalopatia hepática surge quando o fígado não está funcionando bem e como consequência produz toxinas que afetam o cérebro provocando alterações neuromusculares e comportamentais.

A encefalopatia hepática é uma complicação grave e o tratamento tem que ser orientado pelo médico que indicará um nutricionista habilitado para fazer um plano alimentar estruturado e adaptado para o paciente com encefalopatia hepática.

Alimentos permitidos na encefalopatia hepáticaAlimentos permitidos na encefalopatia hepática
Alimentos a evitar na encefalopatia hepáticaAlimentos a evitar na encefalopatia hepática

Plano alimentar na encefalopatia hepática

O plano alimentar para encefalopatia hepática deve de procurar reduzir a proteína ingerida assim:

  • No café da manhã e lanches - evitar o consumo de laticínios. Exemplo: Um suco de frutas com um pão com marmelada ou uma fruta com quatro torradas.
  • Ao almoço e jantar - comer menos vezes carne e peixe porque contêm proteínas de origem animal e dar preferência a leguminosas como feijão, favas, lentilhas, soja, ervilhas que têm proteínas de origem vegetal. Exemplo: soja estufada com arroz  e salada de alface, tomate, pimento e milho com uma fruta para sobremesa.

O que comer em caso de encefalopatia hepática

Em caso de encefalopatia hepática coma mais proteínas de origem vegetal como feijão, favas, lentilhas, ervilhas e soja do que de origem animal como carne ou peixe. Coma também alimentos ricos em fibra como frutas e verduras que ajudam a eliminar os compostos que estão a intoxicar o organismo na encefalopatia hepática.

O que não comer em caso de encefalopatia hepática

Em caso de encefalopatia hepática não comer:

  • salgadinhos, enchidos e fumados, conservas e enlatados, alimentos pré-condicionados, molhos pré-preparados
  • queijo, hambúrguer, frango, gema de ovo, fiambre, gelatina, cebola, batata
  • bebidas alcoólicas
Mais sobre este assunto:


Carregando
...