Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta para ascite

A dieta para ascite é simples de seguir, pois consiste especialmente em reduzir o sal na alimentação e aumentar o consumo de alimentos diuréticos, como pepino, beterraba, abacaxi, melancia ou tomate. Veja uma lista completa destes alimentos em: Alimentos diuréticos.

Para reduzir o sal da alimentação, sem perder sabor nas refeições, podem ser utilizados ervas aromáticas, como manjericão, louro, salsa ou limão, gengibre, alho, cebola e vinagre. Também faz parte do tratamento nutricional para ascite limitar a ingestão de água a 500 ml por dia, podendo ser em forma de chá terapêutico, como chá de boldo, losna e picão. Para saber mais sobre esse chá veja: Remédio caseiro para ascite.

Alimentos proibidos na ascite

Na dieta alimentar para ascite é importante eliminar da alimentação alimentos ricos em sal como:

  • Embutidos;
  • Enlatados;
  • Alimentos pré-preparados;
  • Temperos prontos, caldos de galinha;
  • Molhos;
  • Salgadinhos;
  • Refrigerantes;
  • Ajinomoto.

Além disso, é importante retirar o saleiro da mesa e ler os rótulos dos alimentos, pois o sal pode aparecer com outros nomes, como glutamato monossódico, ciclamato sódico, sacarina sódica, alginato de sódio, hidróxido de sódio, sulfeto de sódio, pectinato de sódio, propionato de sódio, fosfato dissódico, benzoato de sódio, bicarbonato de sódio ou caseinato de sódio, por exemplo.

Alguns medicamentos também podem ter sal na sua composição, como sais efervescentes, os laxantes ou as dipironas sódicas, por isso, é importante a orientação médica ou de um nutricionista especializado quando é feita uma dieta específica para um problema de saúde, como no caso da dieta para ascite.

Dieta para ascite quilosa

Na dieta para ascite quilosa, além de reduzir o sal da alimentação, também é necessário diminuir a quantidade de gorduras que são ingeridas. Por isso, além de evitar os alimentos da lista acima, é importante também evitar frituras, assim como usar óleos e azeite para temperar saladas ou outros alimentos.

Em alguns casos, pode ser necessário que o paciente com ascite quilosa faça uma alimentação pela veia, prescrita pelo nutricionista no hospital, para que o paciente tenha todos os nutrientes necessários para a recuperação.

A ascite é um sintoma que, geralmente, está relacionado com doenças como a cirrose hepática ou insuficiência cardíaca. Para saber mais sobre dieta para cirrose hepática veja: Dieta para cirrose.

Cardápio da dieta para ascite

Este exemplo de cardápio para ascite pode fazer parte da dieta para ascite, porém, a dieta destes pacientes é muito específica e deve ser acompanhada por um nutricionista. Estas orientações não substituem a consulta com o médico.

Café da manhã - iogurte natural com granola e maçã.

Almoço - filé de peru grelhado com arroz e salada de rúcula, repolho roxo e tomate temperado com limão e gengibre. Para sobremesa, pera.

Lanche - 1 copo de suco de laranja com 2 torradas e queijo minas sem sal.

Jantar - salmão grelhado com batata cozida e aipo refogado com alho, cebola, vinagre e limão. Uvas para sobremesa.

Esse cardápio da dieta para ascite é um exemplo de um dia alimentar, que deve ser discutido com o médico que acompanha o paciente.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...