Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta de Budwig: O que é e Como fazer

A dieta de Budwig é um plano alimentar desenvolvido na década de 60 pela bioquímica Dr.ª Johanna Budwig, especialista em gorduras e lípidos e uma das primeiras investigadoras a falar sobre a importância do ômega 3 e dos benefícios do óleo de coco para a saúde.

Esta dieta se baseia no uso de alimentos e gorduras saudáveis para otimizar o metabolismo celular e fortalecer o organismo contra o câncer. Assim, as orientações desta dieta podem ser seguidas não só por quem já tem um câncer, mas também para melhorar o funcionamento do organismo e evitar o surgimento de um câncer.

Dieta de Budwig: O que é e Como fazer

Como funciona a dieta

Além de incluir muitos alimentos saudáveis, como legumes e frutas, e eliminar os produtos industrializados, a dieta de Budwig também se baseia no uso de gorduras saudáveis, como o ômega 3, presente em alimentos como a linhaça, as sementes de chia ou os peixes gordos, como o atum e o salmão. Veja outros alimentos ricos em ômega 3.

No entanto, o ideal é que essas gorduras sejam consumidas numa forma pré-emulsificada, para facilitar a sua absorção pelo corpo. Por esse motivo, a Dr. Budwig criou um creme, que mistura vários alimentos e que permite emulsificar as gorduras, garantindo a sua melhor absorção.

Uma vez que as gorduras boas têm uma potente ação anti-inflamatória, quando são melhor absorvidas, diminuem todo o processo inflamatório que é importante para o nascimento e crescimento de um tumor.

Como fazer a dieta de Budwig

A principal base desta dieta é o creme de Budwig, feito a partir de queijo cottage e óleo de linhaça, que deve ser consumido várias vezes ao longo do dia. No entanto, outras orientações incluem comer:

  • Frutas variadas;
  • Legumes;
  • Alimentos ricos em fibras.

E evitar outros alimentos como:

  • Carne, especialmente processada;
  • Açúcar;
  • Manteiga ou margarina.

Além dos alimentos, a dieta de Budwig também incentiva a ingestão de água purificada e promove a exposição solar para a produção de vitamina D em quantidade suficiente. Veja como aumentar a quantidade de vitamina D se expondo no sol corretamente.

Idealmente a dieta deve ser iniciada com o acompanhamento de um nutricionista e nunca deve substituir o tratamento médico indicado para o tratamento de câncer.

Como preparar o creme de Budwig

Para se preparar o creme de Budwig deve-se misturar 2 colheres de sopa de óleo de linhaça com 4 colheres de sopa de queijo cottage ou quark, até que o óleo não esteja mais visível. Depois, caso se prefira, e para variar o sabor é possível adicionar nozes, amêndoas, banana, coco, cacau, abacaxi, mirtilos, canela, baunilha ou suco de fruta fresco. Idealmente, os alimentos adicionados devem ser orgânicos e o óleo de linhaça deve ser mantido na geladeira.

O creme de Budwig deve ser preparado sempre antes de comer, devendo ser ingerido até 15 minutos após a sua preparação, para garantir todas suas propriedades.

Este creme pode ser ingerido até 3 ou 4 vezes por dia, e é uma excelente opção para comer no café da manhã depois do período de jejum.

Possíveis efeitos colaterais

A dieta de Budwig tem vários efeitos positivos para o corpo, no entanto, como é uma dieta mais restritiva que o tipo de alimentação que a maior parte das pessoas faz, pode causar alguns sintomas nos primeiros dias como diarreia, excesso de gases e mal-estar geral, mas isso normalmente é causado pela desintoxicação do organismo.

Quem faz algum tipo de medicação deve ainda falar com o médico antes de iniciar a dieta, já que o consumo excessivo de linhaça pode dificultar o efeito de aluns medicamentos. Além disso, a linhaça pode ainda ser contraindicada em alguns casos de pessoas com doença de Crohn ou diabetes, por exemplo.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar