Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que a Dona de Casa deve fazer para emagrecer

Manter a dieta sendo dona de casa pode parecer complicado porque há sempre a opção de beliscar enquanto se prepara as refeições e de comer doces e guloseimas que estão guardados na despensa, mas trabalhar em casa e se organizar para preparar suas próprias refeições pode ser uma grande vantagem para quem quer emagrecer e manter a saúde em dia.

Assim, para tirar o melhor proveito da sua rotina, veja a seguir 7 dicas simples que irão ajudar a melhorar o planejamento da alimentação em casa e facilitar a perda de peso.

1. Fazer sua própria comida

Fazer sua própria comida ajuda a controlar a qualidade e a quantidade das refeições, além de ajudar a economizar dinheiro. Em geral, quando se compra comida fora de casa, as preparações têm mais sal, gorduras ruins, frituras e açúcar, o que prejudica a dieta.

Assim, prefira preparar suas próprias refeições, escolhendo frutas e legumes frescos e da época, evitando utilizar frituras e óleos em excesso, e preferindo temperar os pratos com ervas aromáticas como alho, manjericão e pimenta, ao invés de cubos de carne ou legumes, que são ricos em sal, gorduras ruins e aditivos químicos.

O que a Dona de Casa deve fazer para emagrecer

3. Ter sempre frutas e legumes em casa

Frutas e legumes são ricos em vitaminas, minerais e fibras, nutrientes importantes para manter o bom funcionamento do organismo e evitar a fome e o desejo por doces.

As frutas podem ser usadas como lanches entre as refeições principais, podendo-se adicionar sementes como chia ou linhaça, ou serem acompanhadas de castanhas, que são ricas em gorduras boas como o ômega-3, que ajudam a controlar o colesterol e a pressão arterial.

2. Ter sempre água ou chá por perto

Ter sempre água ou chás por perto ajuda a manter a hidratação e aumentar a sensação de saciedade, evitando beliscar doces ou outras comidas no intervalo das refeições. Isso acontece porque muitas vezes a sensação de sede costuma ser confundida com a fome, o que leva a um aumento desnecessário do consumo de calorias.

Além disso, tomar chás como o chá verde, chá branco e chá mate ajuda a acelerar o metabolismo e estimular a queima de gorduras, contribuindo para o controle do peso. Uma boa estratégia é adicionar canela e gengibre aos chás, pois eles têm efeito termogênico. Veja mais exemplos em 5 Chás para emagrecer.

O que a Dona de Casa deve fazer para emagrecer

3. Evitar comprar doces e biscoitos

Evitar ter alimentos calóricos em casa, como doces, biscoitos e batatas fritas, ajuda a evitar o consumo excessivo de açúcar e gordura mesmo quando o desejo aparece. Quando se tem esses produtos na despensa ou no armário, a frequência de consumo é bem maior, e não incluí-los nas compras do mercado ajuda a controlar as calorias da dieta e aumentar a qualidade da alimentação de forma geral.

Além disso, ter sempre doces em casa influencia as crianças a gostarem de alimentos ricos em açúcar, e o seu consumo excessivo pode prejudicar o bom desenvolvimento do organismo delas e aumentar o risco de problemas como excesso de peso e colesterol alto.

5. Lanchar no meio da manhã e no meio da tarde

Fazer pequenos lanches entre as refeições principais ajuda a reduzir a fome e o desejo de comer, diminuindo também o hábito de provar os alimentos enquanto se papara as refeições do almoço e do jantar.

Para os lanches, prefira consumir alimentos como iogurtes naturais batidos com fruta, sanduíches de pão integral com queijo, salada de frutas com chia, linhaça ou aveia ou uma tapioca pequena com ovo e café, de preferência sem açúcar. Veja exemplos de Opções de lanche da tarde saudáveis.

O que a Dona de Casa deve fazer para emagrecer

6. Fazer sobremesas gostosas apenas em ocasiões especiais

Preparar sobremesas gostosa apenas em ocasiões especiais e não como rotina ajuda a reduzir o consumo de doces e alimentos muito calóricos, como chocolates e creme de leite. Além disso, evitar os doces no dia a dia também faz com que o paladar se acostume com alimentos mais amargos ou azedos, contribuindo para diminuir o vício no açúcar e prevenir doenças ligadas ao seu consumo excessivo, como colesterol alto, diabetes e excesso de peso.

Para usar como rotina, o ideal é consumir apenas 1 fruta de sobremesa, pois elas reduzem o desejo por doces e são ricas em fibras que aumentam a saciedade, além de possuírem vitamina C, nutriente que aumenta a absorção de ferro no intestino, ajudando a prevenir problemas como anemia.

7. Incluir a família na mudança de hábitos alimentares

Preparar refeições mais saudáveis para toda a família facilita o seguimento da dieta e faz com que todos entrem no processo de mudança de hábitos alimentares. Incluir preparações com saladas, frutas, azeite, sementes, iogurtes, queijos e pães integrais na rotina de casa fará com que toda a família aprenda a gostar desses alimentos e os inclua na sua rotina normal, fazendo com que todos sintam os benefícios para a saúde.

Melhorar a alimentação não deve ser apenas uma obrigação de quem quer perder peso, mas algo necessário para todos e em todas as idades, pois só assim é possível manter o bom funcionamento do organismo, prevenindo doenças e controlando melhor peso.

Além dessas das dicas para se fazer em casa, também é importante separar um tempo para fazer alguma atividade física e cuidar da pele, das unhas e do cabelo. A autoestima e a sensação de bem-estar motivam a emagrecer e a manter hábitos de vida saudáveis.

Veja outras 5 dicas simples para emagrecer e perder barriga.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...